Ásia e seus esportes peculiares

08:46 Net Esportes 0 Comments

GUANGZHOU, CHINA - NOVEMBER 13: Cheau Xuen Tai of Malaysia competes in the Women's Nandao discipline of Wushu at the Nansha Gymnasium during day one of the 16th Asian Games Guangzhou 2010 on November 13, 2010 in Guangzhou, China. (Photo by Richard Heathcote/Getty Images)
Dois anos se passaram desde as Olimpíadas de Pequim 2008 e o que restou foram apenas saudades. Os chineses foram impecáveis no maior evento esportivo do planeta e na noite de ontem puderam reviver momentos únicos e inesquecíveis que só uma cerimônia de abertura feita pelos inventores dos fogos de artifícios pode proporcionar. A atenção mundial não é tão grande como foi nos Jogos Olímpicos mas a atenção do continente asiático talvez seja até maior desta vez, justamente porque começou a disputa exclusiva para os nativos deste continente, a décima sexta edição dos Jogos Asiáticos que acontece de quatro em quatro anos e que tem como sede a cidade de Guangzhou, sendo essa a segunda vez que as disputas acontecem na República Popular da China. Os esportes tradicionais estão presentes, mas alguns muito peculiares também fazem parte do programa.

Tem vôlei, tem basquete e claro tem futebol também, competição que começou cinco dias antes da cerimônia de abertura. Os esportes que o mundo está acostumado a ver não são descartados mesmo porque os asiáticos são muito bons neles também, como por exemplo no Triatlo onde logo no primeiro dia de disputas já conheceu seus campeões: Jiang Zhihang no masculino e Fan Dan no feminino, domínio chinês que também teve representantes na segunda colocação de ambos os sexos. Mas o que chama mesmo a atenção no programa esportivo dos Jogos Asiáticos são os esportes pouco comuns no ocidente; Por exemplo o Rugby, que estará presente no Rio 2016, ou o Squash, que poderia muito bem fazer parte das Olimpíadas, além do Golfe, que vai entrar também nos Jogos do Rio e o Críquete, que é muito aclamado por lá, principalmente na Índia.

Modalidades que mesmo não estando acostumados a ver nos Jogos Olímpicos todos pelo menos uma vez na vida já ouviram falar delas, só que isso não acontece com algumas outras. Nos Jogos Asiáticos acontece como nos Jogos Pan-Americanos por exemplo, o Boliche faz parte do programa de competições. Uma bola muito pesada acertando pinos em uma pista, sensacional, mais ainda uma bola pequena sendo acertada por um taco e indo parar dentro de uma caçapa. Sim, o Bilhar faz parte do programa de esportes da Olimpíada Asiática. Isso sim é peculiar para uma competição como esta, só que não tanto quanto a Dança Esportiva, essa sim um exagero de preciosismo, e vale medalha, e ainda está dividida em cinco tipos de danças podendo render dez medalhas de ouro. A China sem dúvida vai querer faturar pelo menos metade delas.
GUANGZHOU, CHINA - NOVEMBER 13: Omar Alkojah of Syria competes in the Mens Snooker team Preliminary round against United Arab Emirates at the Asian Games Town Gymnasium during day one of the 16th Asian Games Guangzhou 2010 on November 13, 2010 in Guangzhou, China. (Photo by Jamie McDonald/Getty Images)
E se tem boliche e bilhar não poderia deixar de ter o óbvio desse povo, os jogos de tabuleiro. O Xadrez todos conhecem, mas e o Weiqi e o Xianqqi? Sem falar no Kabaddi, um esporte disputado sobre uma superfície parecida com o exercício de solo da Ginástica Artística e baseado no yoga e nos exercícios mentais do Budismo Dhyana, esse é para todo mundo ficar zen. Tem também o Wushu, que uma luta marcial e o Sepaktakraw, que é a habilidade de controlar a bola sem deixar cair (esse já está bem desenvolvido no Brasil). Tudo interessante ao extremo mas pode ir ainda mais longe, pode ainda ter uma disputa que ninguém jamais conseguiria imaginar, a tão tradicional (na China) corrida com o Barco Dragão. Enraizadas nas profundezas milenares dos povos asiáticos, fazendo os Jogos Asiáticos serem tão únicos e especiais que só por isso já poderia despertar um interesse mundial em vê-los que infelizmente não acontece, só porque não existem por lá atletas do resto do mundo. (Fotos: Richard Heathcote/Getty Images e Jamie McDonald/Getty Images via PicApp)
GUANGZHOU, CHINA - NOVEMBER 12: The cauldron is lit as fireworks light up the Guangzhou television tower during the Opening Ceremony for the 16th Asian Games Guangzhou 2010 at Haixinsha Square on November 12, 2010 in Guangzhou, China. (Photo by Richard Heathcote/Getty Images)

GUANGZHOU, CHINA - NOVEMBER 12: Traditional Chinese dancers perform during the Opening Ceremony for the 16th Asian Games Guangzhou 2010 at Haixinsha Square on November 12, 2010 in Guangzhou, China. (Photo by Richard Heathcote/Getty Images)

GUANGZHOU, CHINA - NOVEMBER 12: Dancer perform on a ship during the Opening Ceremony for the 16th Asian Games Guangzhou 2010 at Haixinsha Square on November 12, 2010 in Guangzhou, China. (Photo by Maxx Wolfson/Getty Images)

0 comentários: