As cidades miseráveis do esporte

14:15 Net Esportes 2 Comments

O termo miserável pode ser um pouco exagerado, mas foi exatamente assim que a revista Forbes intitulou um de seus últimos rankings relacionados ao esporte, tratado como "The Most Miserable Sports Cities". Através de uma análise baseada em conceitos muito bem estipulados, como verificar quantas vezes uma equipe chegou aos playoffs, ou finais de um dos quatro principais campeonatos esportivos no Estados Unidos que chegaram e e não conseguiram vencer, além da última vez que um time foi campeão em uma das quatro grandes ligas, a NBA, NFL, MLB e NHL, eles conseguiram chegar a um acordo concedendo pontos e ainda adicionando certos 'bonus' para outras questões. Definindo desta forma Seattle como a mais miserável cidade esportiva americana.

No ano de 1967 todos pensaram que o mundo dos esportes havia chegado em Seattle, pois havia surgido naquele ano o time de basquete do Seattle SuperSonics. Em 1976 as coisas melhoraram com a chegada do Seattle Seahawks no Futebol Americano e deram ainda mais esperanças em 1977 quando a cidade colocou também um time na MLB, o Seattle Mariners. O problema é que até hoje ninguém fez quase nada, o Mariners mal ganhou três títulos de Divisão, nunca foi a World Series. O Seahawks pelo menos já foi para a pós-temporada em pelo menos 11 oportunidades, porém só conseguiu chegar no Super Bowl uma vez, em 2005, quando acabou sendo superado. Já o Sonics pode se gabar de ter vencido o campeonato em 1979, mas para a tristeza de todos a alegria acabou em 2008 quando a franquia mudou de cidade, se tornando o Oklahoma City Thunder.

Sobrou tristeza para Seattle, e sobrou tristeza para Atlanta também porque eles aparecem na segunda posição entre o mais miseráveis do esporte. Atlanta Thrashers, time de Hóquei no gelo, tem apenas um título de Divisão. O Atlanta Flames então nem conta, a equipe se mudou em 1980 e virou o Calgary Flames. Já o Atlanta Falcons conseguiu pelo menos chegar uma vez no Super Bowl, porém não conseguiu o anel de campeão. O Atlanta Hawks, no entando, pode dizer que pelo menos uma vez foi campeão na NBA, só que isso aconteceu no longínquo ano de 1958. Assim quem salva a pele de Atlanta para que a cidade não seja pior do que Seattle é o time de beisebol do Atlanta Braves, que possui várias conquistas e já faturou a World Series três vezes, em 1914, em 1957 e em 1995, último ano que os habitantes de Atlanta sorriram um pouco mais.

Os moradores de Atlanta queriam sorrir mais com seu time do coração, mas tiveram que sorrir com as Olimpíadas de 1996, pelo menos isso, já que Phoenix, no Arizona, não consegue nem isso. O Phoenix Coyotes, da NHL, veio de Winnipeg para jamais ganhar qualquer título em sua história. O Arizona Cardinals, da NFL, nunca venceu o Super Bowl, mas já ganhou pelo menos o campeonato duas vezes, 1925 e 1947. Já o Phoenix Suns, da NBA, comemorou apenas dois títulos de Conferência e teve que amargar as derrotas nas finais contra Boston Celtics em 1976 e o Chicago Bulls de Michael Jordan em 1993. Enquanto que o Arizona Diamondbacks, da MLB, salva um pouco a pele assim como o Braves salvou um pouco Atlanta, pois faturou a Wolrd Series em 2001, três anos após seu surgimento.

A lista das cidades esportivas mais miseráveis dos Estados Unidos segue com Buffalo na quarta posição, San Diego em quinto lugar, Houston em sexto e Kansas City na sétima colocação, não deu para Chiefs e nem para Royals. Na sequência ainda aparecem Cleveland em oitavo lugar, com muita saudade de LeBron James no Cavaliers, Denver em nono vendo Carmelo Anthony ir embora do Nuggets e aumentar ainda mais a angústia, além de Cincinnati em décimo lugar, sendo considerada a cidade que mais fracassou na hora decisiva, onde ganhou apenas cinco campeonatos em 168 disputados. Quem ficou fora dessa lista comemora por saber que sua cidade não é tão pobre no esporte, e quem não mora nos Estados Unidos começa a pensar se a sua cidade é ou não rica em conquistas esportivas comparado com as outras cidades de seu país.

2 Comentários:

Silvio Peters disse...

Ué! E o meu Portland Trail Blazers? Lá só tem o time da NBA mesmo e mesmo assim só ganhou uma vez em 77. Que eca! :P

Essa lista tá meio esquisita.

Net Esportes disse...

@Silvio: Olá Silvio, tudo bem? Em Portland realmente nas quatro grandes ligas só tem o Blazers, mas até que estão bem servidos em outros esportes.

O detalhe da lista eu acredito que tenha sido levado em consideração oportunidades de ser melhor do que é, ter chegado em finais e ter perdido, ter time em várias ligas e ter um título só e etc.... se não eles teriam que eleger várias cidades que nem tem times. Mesmo assim também acho que os critérios poderiam ser diferentes.

Abraço.