José Mourinho e o Barcelona

11:16 Net Esportes 5 Comments

Uma rápida pesquisa no Google com a frase "melhor técnico de futebol do mundo" que inclusive se autocompleta irá trazer um resultado que a maioria dos fãs deste esporte já sabe qual é a resposta, todos inevitavelmente irão constatar que o treinador português José Mourinho é disprado o melhor profissional nesta função hoje em dia. E por que Mourinho e não Josep Guardiola? Ou ainda Alex Ferguson? A resposta não é muito simples, tudo depende de resultados, tudo depende do resultado de amanhã, da semana que vem, do título que pode vir ou não, do principal desafio que sua atual equipe, o Real Madrid, tem contra o Barcelona válido pela semifinal da Champions Luegue. Ironicamente uma repetição da semifinal do ano passado, pelo menos de certa forma, pelo menos do ponto de vista entre José Mourinho e o Barcelona.

José Mourinho faz parte de uma nova geração de treinadores, tem 'apenas' 48 anos de idade e começou sua carreira no Benfica, indo em seguida para o União de Leiria, ambas equipes lusitanas. O começo parecia mais complicado do que poderia esperar, mas as coisas melhoraram e muito quando em 2002 ele foi contratado pelo Porto. Dois anos e muitas glórias, títulos nacionais, a taça UEFA e a tão desejada Champions League, não é todo dia que se ganha uma Champions League, ainda mais passando por La Coruña, Lyon e o Manchester United de Alex Ferguson nas oitavas-de-final. Em casa estava consagrado, então foi para a Inglaterra começar sua dinastia, com o Chelsea faturou a Premier League duas vezes e outras quatro taças, não podia parar por aí, então foi para a Itália, e continuou escrevendo a história na Internazionale de Milão.

A rotina de ganhar dois títulos nacionais continua, sem falar na Coppa Italia, na Supercoppa Italiana e principalmente em mais uma Champions League, que demorou muito para se repetir, principalmente se tratando de um técnico considerado o melhor da atualidade. Na semifinal do ano passado Mourinho encontrou o Barcelona pela frente, a equipe campeã do ano anterior, a equipe do então melhor técnico na época Josep Guardiola, a equipe de Lionel Messi, sempre o artilheiro da competição. No primeiro jogo um resultado inesperado, vitória por 3 a 1, no segundo uma superioridade do adversário imensurável, mas uma inteligência de Mourinho épica. O Inter de Milão segurou o todo poderoso Barcelona e conseguiu perder por apenas 1 a 0, era o suficiente para seguir em frente, naturalmente ganhando o título após o confronto que fora inclusive considerado como a final antecipada.

Inter contra Barça foi a final antecipada da Champions League do ano passado, o que dizer então de Real Madrid e Barcelona? O grande clássico espanhol, um dos maiores clássicos de todo o planeta, o jogo que recentemente decidiu a Copa Rei da Espanha, e que coloca mais uma vez José Mourinho contra o Barcelona, mais uma vez Mourinho contra Guardiola, exatamente como no ano passado. O treinador português foi para a Espanha para finalmente fazer valer o dinheiro que o Real Madrid investe na contratação de jogadores, finalmente levando a equipe de volta à uma semifinal de Champions League, sem falar na última taça conquistada, a equipe não levantava um troféu desde 2008. José Mourinho é o melhor técnico da atualidade, mas se não vencer o Barcelona novamente como venceu no ano passado irá perder esse status, mesmo porque do outro lado está outro forte concorrente a esse posto, e na outra semifinal um velho ocupante deste trono, a fase final da Champions Legue não poderia ser melhor do que está sendo. (Foto: AP Photo)

5 Comentários:

Jean Francisco disse...

Respeito muito a história e trajetória dessa nova safra de técnicos. Contudo, fico um pouco na defensiva com exaltações da imprensa e da midia de uma forma geral. O técnico que conseguir dar um título de campeão brasileiro da primeira divisão ao Ibis(com todo respeito) esse sim, é o Cara!
Forte abraço.
Jean Francisco
esportday.blogspot.com

Net Esportes disse...

@Jean Francisco: Entendi o que você quis dizer Jean, inclusive o Luxemburgo levou o Brangantino o título Paulista de 1990, acho que a idéia é essa ..... mas de um modo geral mesmo o técnico sendo muito bom eu acho que ele precisa de um time com grandes jogadores, se não a tarefa fica praticamente impossível ....

Ron Groo disse...

Mourinho é um Luxa luso, pra mim é arrogante demais.

Patrick Araújo disse...

O Mourinho tem a manha essa é a verdade.

Hoje ele não consegiu segurar o Barça, a expulsão do Pepe prejudicou e mto o time, além dos desfalques que tinha, do Ricardo carvalho se n me engano.

O time do Guardiola precisou de ter um jogador a mais para conseguir penetrar na defesa do Real, querendo ou n ele montou um esquema defensivo que segura o time catalão.

Net Esportes disse...

@Ron Groo: Realmente nisso vc tem rasão Groo, ontem foi muito legal ver ele tendo que sair do campo expulso e ficar com aquela cara quando o Messi começou a dar show ....

@Patrick: Talvez essa preocupação demasiada em parar o Barça tenha sido seu erro, no ano passado quando estava na Inter e fez isso ele pelo menos tinha ganhado o primeiro jogo por 3 a 1, mas ontem faltou atacar o rival, principalmente por estar jogando em casa ....