Apenas um ponto em 125

07:48 Net Esportes 5 Comments

Vettel a um ponto do título na Fórmula 1 2011 Net EsportesQue pressão um piloto pode sofrer dentro do cockpit quando precisa de 26 pontos em seis corridas para ser campeão mundial de Fórmula 1? São 26 pontos em 150 e agora apenas um ponto em 125 ainda possíveis. E que pressão para ganhar o título tinha Sebastian Vettel no ano passado? Quando os favoritos na última corrida eram Fernando Alonso e Mark Webber; Será que o espanhol (que já havia vencido na categoria máxima do automobilismo duas vezes) sentiu alguma pressão e sucumbiu na hora H? Será que Vettel pensava em vencer aquela corrida e definitivamente esperar o fiasco dos rivais para faturar seu primeiro título? Em Cingapura apenas vencer não adiantava, mas para ser campeão com cinco provas de antecedência era o mínimo que deveria fazer, e fez.

Dizer que Michael Schumacher ganhou tudo que podia porque na época a sua Ferrari era de outro mundo é muito fácil. O recente acidente com Felipe Massa que colocou Luca Badoer e Giancarlo Fisichella na scuderia italiana para não andarem absolutamente nada é uma das maiores provas de que só o carro não é suficiente. A Red Bull de 2011 é tão boa ou quem sabe até melhor que a Ferrari de Schumacher, mas nitidamente Mark Webber não consegue fazer o mesmo que faz Vettel. E toda a temporada do ano passado com a disputa entre os dois pilotos aberta até o ponto de se chocarem na pista prova que o tratamente não tem nada de especial ao um suposto piloto número um dentro do time, nada para prejudicar um dos dois como acontecia com Rubens Barrichello, principalmente ordens para trocar de posições.

Quem duvidar do talento deste jovem alemão chamado Sebastian Vettel está se equivocando tanto quanto achar que Lewis Hamilton não tem talento, que o ímpeto do piloto inglês que o faz cometer erros na pista não o credenciem como um dos grandes da atualidade. Felipe Massa tem o direito de reclamar, Hamilton tem mesmo que ser punido como tantas vezes só nesse ano (algumas não mereceidas), mas ser agressivo é o mínimo que se espera em um piloto de Fórmula 1 correndo em uma temporada onde seu carro não é o melhor de todos na pista, por isso esse piloto termina em quinto lugar com punição e tudo enquanto o prejudicado acaba apenas com a nona colocação. Se Vettel tivesse alguém pela frente passaria por cima como Schumacher que vê sua Mercedes sair voando de encontro ao muro, isso é a pura vontade de ser o melhor.

E o melhor de 2011 é Sebastian Vettel, é a Red Bull, é a competência de um trabalho feito por Christian Horner que não começou ontem, é a clareza mais plena de genielidade extrema em se fazer um carro de Fórmula 1 do maior especialista de todos chamado Adrian Newey. Apenas um décimo lugar, apenas um ponto, muito pouco para quem já fez tudo durante o ano inteiro, desde a primeira prova e já merecendo ser bicamepão mundial a muito tempo, mesmo que muitos estivessem torcendo contra. No ano em que a Fórmula 1 se mostrou mais disputada na pista, com mais ultrapassagens, mais emoção, mais corridas agitadas, a hegemônia de apenas um piloto voltou de forma arrasadora, e isso não significa que seja ruim, porque Vettel e a Red Bull fizeram por merecer. A briga quente fica pela segunda colocação, as disputas em 2011 sempre foram pelo segundo lugar, um segundo lugar conquistado por Button em Cingapura que apenas adiou em uma corrida o que já é esperado a muitas corridas. (Foto: AFP, Prakash Singh)

5 Comentários:

Marcelonso disse...

Concordo com sua colocação - a Red Bull e Vettel fizeram por merecer, é fato.

Vettel tem sorte? É claro que tem. Mas tem talento de sobra e capacidade para aproveitar a oportunidade que se apresenta. Será um dos maiores, não há como negar.

abs

Patrick disse...

Vettel eh o campeão! Foi merecido... Grande temporada da equipe e do piloto...

A pergunta que vem eh se no ano que vem vai ter algum piloto ou equipe que vão conseguir parar a a Red Bull e o Vettel.

Eu se fosse apostar naum saberia quem dizer...

Net Esportes disse...

@Marcelonso: E ele é focado, humilde, se manter a cabeça assim vai muito longe sem dúvida ....

@Patrick: No ano passado acho que a Red Bull já tinha carro para ganhar por antecipação, o problema foi a disputa acirrada entre Vettel e Webber ... então acho que no ano que vem pode ainda permanecer o domínio, resta saber se o Vettel vai se manter firme, fcado e acho que sim e se o Webber reage. É esperar pra ver !!!!

Ron Groo disse...

É... Posso estar enganado, mas eis ai o mais digno sucessor de Schumacher, em todos os aspectos.
Porém com um pequeno diferencial: ele parece ser querido por todo mundo.

Luiz Paulo Knop disse...

Vettel é simplesmente fantástico, o fato de ganhar uma corrida com pole e melhor volta pela Toro Rosso já mostrava isso.

Acho que ele é o piloto que mais me faz lembrar Senna. Fantástico na classificação, abusado nas corridas, soberano quando tem um bom carro, e quando não tem ainda dá show debaixo de chuva.

Luiz Paulo Knop
http://esporteresenha.blogspot.com