Terra salva o Pan de 2011

08:53 Net Esportes 2 Comments

Pan Guadalajara 2011 Brasil MéxicoOs Jogos Pan Americanos são a maior competição esportiva das Américas, é um evento esportivo grandioso e importante, mas talvez ele aconteça no ano errado. Por um lado é ótimo ter o Pan sendo realizado um ano antes das Olimpíadas, ele serve como uma boa preparação para o atleta e isso realmente pode fazer a diferença. Por outro lado temos que ter a consciência de que o nível técnico dessa competição é muito baixo, tendo um domínio dos Estados Unidos visto como 'falso', porque os americanos não enviam os seus melhores atletas. Isso faz com que a briga pelo segundo lugar entre Cuba, Canadá e Brasil seja uma briga sem muito sentido, porque na verdade eles deveriam estar brigando pelo primeiro lugar no quadro geral de medalhas se quisessem mesmo fazer bonito em Londres 2012.

Aceitar uma derrota para um Estados Unidos que não tem força máxima e ficar comemorando triunfos contra um Argentina que se torna cada vez mais decadente a cada ano que passa é realmente muito pouco. O Brasil sempre acaba causando uma má impressão nos Jogos Pan Americanos com seu desempenho grandioso, seu grande número de medalhas, principalmente em 2007 quando competiu em casa no Rio de Janeiro. Essa tal má impressão que fica é de que o Brasil parece um potência esportiva gigantesca, não levando em consideração que o Canadá mal ganha 18 medalhas em um Jogos Olímpicos, que Cuba não é mais a mesma faz tempo tendo ganho até menos ouros que o Brasil em Pequim 2008 e que a Argentina não é o rival a ser temido, que todos deveriam ter vergonha de ficar atrás de um Estados Unidos despretensioso.

Toda essa imagem criada que reflete em uma expectativa equivocada para as Olimpíadas é culpa da mídia. Esse ano em especial a culpa será toda da Rede Rrcord de Televisão, dona dos direitos de transmissão exclusivos do Pan de Guadalajara 2011. Além de exaltarem em exagero os feitos do Brasil, tratarem as vitórias no México como se estivessem ganhando em Londres, a Record ainda conseguirá dar um show de 'como não se transmite uma competição como essa'. Não se transmite apenas o Brasil, mesmo que a transmissão seja para o Brasil, não se mantém sua programação normal quando se diz que será 'a maior e melhor cobertura de todos os tempos', isso é propagando enganosa. 'O melhor do Brasil', 'Tudo é possível', 'Gugu e 'Domingo Espetacular' não fazem parte da programação de Guadalajara 2011. Pior que isso só o boicote da Rede Globo que fará de conta que o Pan nem existe esse ano.

Durante os dias de semana estão previstas 3h30 de transmissão na parte de tarde e apenas mais duas horas a noite, a novela não iria ser sacrificada jamais, nem mesmo o seriado 'Todo Mundo Odeia o Chris', mesmo que todos os episódios já tenham sido exibidos 500 vezes cada um. Mas o Pan não vale muita coisa, acontece no ano errado causando uma expectativa ruim para as Olimpíadas e o Brasil causa má impressão com seu super desempenho, então porque querer ver o Pan? Simplesmente porque mesmo com todos esses problemas trata-se de um competição esportiva importante, bem organizada, bonita como foi sua cerimonia de abertura, principalmente no momento que Paola Espinosa acendeu a chama do Pan. Assim há quem possa salvar o interessado em ver tudo da forma como a Record deveria transmitir, o site do Terra, como fez durante os Jogos de Inverno de Vancouver 2010, com até 11 canais simultâneos, onde você pode escolher o que quer ver, é como a TV do futuro hoje, na Internet, a Internet sempre salva a vida de quem gosta de esportes. (Foto: Cris Bouroncle/AFP)

2 Comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texto! parabéns!

Net Esportes disse...

@Anônimo: Obrigado!