Azarenka é a "Djokovita" de 2012

14:26 Net Esportes 2 Comments

AzarenkaVictoria Azarenka usou uma blusa azul, a mesma cor da saia de Maria Sharapova. Quem também estava de azul era Roger Federer, assim como o seu maior rival Rafael Nadal, que usava um azul de tom diferente. Azul também é a cor do céu e o mesmo azul colore as quadras do torneio de Indian Wells, na Califórnia. O sol parece sempre brilhar mais na costa Oeste dos Estados Unidos, exceto quando a água que vem do céu azul interrompe as partidas molhando o piso de jogo azul. Assim resta aos boleiros fazer o trabalho pesado com toalhas brancas para secar as linhas brancas. Mas o branco não tem vez nesse torneio azul, quem usou branco perdeu e quem foi de azul saiu de lá com mais uma taça na bagagem.

Ao contrário dos instáveis últimos anos, podemos afirmar categoricamente que hoje o tênis feminino finalmente tem uma autêntica número um do mundo. O que está acontecendo com Victoria Azarenka este ano é algo realmente tão incrível quanto o que aconteceu com Novak Djokovic no ano passado. A bielorussa simplesmente não perder para ninguém, chegou ao seu quarto título seguido em 2012 ao vencer o Masters 1000 de Indian Wells (incluindo nessa conta o Grand Slam australiano) e alcançou a marca incrível de 23 vitórias e nenhuma derrota na temporada. Mesmo em um mundo de Martina Navratilova e Steffi Graf, essa já o segundo melhor começo de ano da história do tênis. O recorde é de 37 vitórias seguidas e pertence a outra ex-número um do mundo que também dominava de forma autêntica na sua época: Martina Hingis, em 1997.

Na grande decisão em Indian Wells, Azarenka derrotou Maria Sharapova. A musa russa aos poucos vai se tornando uma freguesa da bielorussa, principalmente por ter perdido a final do Aberto da Austrália que culminou no simples fato dela ser hoje a número dois do mundo e Azarenka a número um. Assim o tênis feminino agradece por ter uma número um que domina o circuito e vence Grand Slam, uma panorama bem diferente da recente época de Caroline Wozniacki, justamente a campeã de Indian Wells no ano passado. Com esse amplo domínio de Victoria Azarenka nesse começo de temporada, fica muito difícil não lembrar o domínio que Djokovic teve no ano passado. Victoria Azarenka aos poucos vai se tornando a "Djokovita" de 2012.

E mesmo que muitos não gostem das comparações entre masculino e feminino, as semelhanças entre Azarenka e Djokovic não ficam restritas à coincidência em começar o ano ganhando tudo. Pois Azarenka, assim como o sérvio, é conhecida no circuito a bastante tempo, mas só no ano passado iniciou um arrancada que a levou ao posto de número um do mundo. Justamente a mesma posição no ranking que ocupa Novak Djokovic. A única diferença é que neste torneio de Indian Wells Djokovic usou branco, perdeu para John Isner que também estava de branco e por sua vez foi superado por Roger Federer na final. O jogador da suiça vermelha que vestia azul, o mesmo azul de Victoria Azarenka, o mesmo azul da quadra californiana que viu seu torneio crescer ainda mais e aumentar ainda mais a sua premiação. Um milhão de dólares para cada campeão. Agora não faltará dinheiro para investir em mais roupas cor azul da sorte. (Foto: AFP PHOTO / Robyn BECK via Getty Images)

2 Comentários:

Anônimo disse...

Fazia muito tempo que não via um domínio tão grande no tênis feminino. Apesar do pouco tempo nesse ano, apenas 3 meses, é provável que Azarenka domine por algum tempo, já que vejo um nível baixo nas outras atletas no momento.

Muitas das que chegaram ao topo depois da "Era Hingis" ficaram por pouco tempo, se revezaram muito. E qualquer uma mais constante pode segurar essa ponta por muito tempo.

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Patrick disse...

Gostei da comparação da Victoria Azarenka com o Novak Djokovic... Agora eh esperar até o final do ano e ver se vai se igualar a ele...