De quantas Copas precisa Messi?

10:44 Net Esportes 14 Comments

Messi melhor que Pelé Copa do MundoPelé foi escolhido como o atleta do século, o melhor jogador de futebol da história. A força do marketing é muito grande, ninguém cogita compará-lo à Arthur Friedenreich, que jogava em uma época sem Copa do Mundo e ainda foi impedido de ir ao Uruguai em 1930. Sem falar em lendas de outros esportes além do futebol, como Babe Ruth, do beisebol, ou Rock Marciano, o lutador de boxe peso pesado que lutou 49 vezes e venceu 49 vezes. Por que eles não são atletas do século? Por que não Michael Jordan, Ayrton Senna ou Nadia Comăneci? Será que é apenas porque eles não venceram a Copa do Mundo de futebol? A Copa tem tanta importância quanto as Olimpíadas, a World Series ou o combate por um cinturão de campeão mundial dos pesos pesados. Mas a Copa acaba sempre ganhando mais importância, tanto que Lionel Messi precisa muito dela para sonhar em fazer o que nem Ruth, Marciano, Jordan, Senna ou Comăneci conseguiram.

Não conseguiram perante a opinião pública, porque pra mim Friedenreich foi melhor, só lhe faltou marketing. E Babe Ruth foi o atleta do século, só lhe faltou ser mais atleta, mas isso é apenas um detalhe quando se faz milagres no esporte que pratica. Hoje Lionel Messi não faz milagres em campo como talvez Pelé tenha feito, mas o argentino talvez jogue tanto quanto aquele chamado de Rei jogou. Isso tudo se resume em fazer gols, o grande objetivo do jogo de futebol, sendo que no caso de Messi não são apenas gols, são verdadeiros golaços. Aos 24 anos de idade ele é o melhor da atualidade nos últimos anos, ganhou vários títulos como Champions League e Mundial de Clubes, as Olimpíadas pela Seleção argentina e ontem se tornou o maior artilheiro na história do Barcelona com 234 gols. O que falta? Falta o que Babe Ruth e Friedenreich não tinham como conseguir: A Copa do Mundo.

Ronaldo ganhou a Copa do Mundo que Messi não tem. Ronaldo era artilheiro como Messi e Pelé, o maior goleador em Copas. Mas Ronaldo é melhor que Pelé? Ronaldo talvez não supere nem Romário, seria demais para alguém que encerra a carreira de forma precoce e com aparência de lutador de sumô. E nem Romário com a Copa que Messi não tem supera Pelé. Aliás nem Maradona supera Pelé, e olha que o melhor jogador argentino da história (pelo menos até a ascenção que está acontecendo com Messi) ganhou a Copa do Mundo em 1986 e chegou na decisão de 1990. Já Arthur Friedenreich nem jogou uma Copa do Mundo, não tinha Copa do Mundo na época dele e Elpídio de Paiva Azevedo ainda lhe impediu, assim como todos os paulistas, de irem à Copa do Uruguai em 1930. Mas Pelé tem três títulos de Copa do Mundo, ou será que ele ganhou na verdade duas Copas do Mundo?

Em 1958 Pelé tinha apenas 17 anos e mesmo tendo se machucado ele foi à Suécia e jogou muito bem. Marcou vários gols, inclusive dois na final, foi talvez como deveria ter sido a ida de Ronaldo à Copa de 1994 e talvez se Neymar tivesse ido à Àfrica do Sul em 2010. Em 1962 Pelé fez apenas um gol e no segundo jogo se machucou, não voltando mais à campo, porém sendo campeão com os demais. Em 1966 jogou dois dos três únicos jogos do Brasil na Copa. Já em 1970 Pelé se firmou pela voz dos que lhe dão conta de melhor do mundo ganhando a Copa mais uma vez, dando show, fazendo gols e dando assistências, literalmente comandando a Seleção Brasileira de futebol. Podemos afirmar então que Pelé ganhouduas Copas do Mundo e não três, o que já é bem melhor que Maradona, que só ganhou uma. Então para Lionel Messi ser melhor que Pelé ele precisa de uma, duas ou três? Talvez nem quatro adiante, pois Friedenreich vertamente não seria considerado nem se tivesse vencido em 1930 e ainda sido o artilheiro naquele ano. Pois duvidam até hoje que ele mtambém marcou tantos gols quanto Pelé.

O que vai faltar para Messi são uns 1229 gols. Messi vira o maior artilheiro da história do Barcelona em jogos oficiais e isso só serve para todos lembrarem de César Rodríguez, ou Paulino Alcántara, um filipino que fez 369 gols pelo time da catalunha, incluindo jogos amistosos. 234 para mil é uma caminhada muito longa, mesmo para alguém com 24 anos e uma vida fora dos gramados extremamente comportada que pode lhe fazer jogar até quem sabe 37 ou 38 anos, talvez mais. Até lá ele pode ganhar uma, duas e quem sabe três Copas do Mundo. O problema é ter uma Seleção Argentina que o ajude como ajuda a Seleção da Espanha, ou melhor, o Barcelona. Até lá ele pode quem sabe chegar aos mil gols, pode ganhar muito mais títulos e prêmios de melhor do mundo, e será que com tudo isso alguém vai pensar duas vezes em considerá-lo melhor que Pelé? Tarefa fácil para quem não considera Babe Ruth, Rocky Marciano e tantas outras lendas do esporte no século passado. Todos eles tão grandes quanto Pelé. (Foto: Josep Lago/AFP/Getty Images)

14 Comentários:

Marcelonso disse...

Esse argentino é fabuloso, um genio da bola. Nós estamos vendo a história sendo escrita...


abs

Patrick Araújo disse...

Eu concordo com o Marcelo estamos vendo a história sendo escrita, supomos que ele ganha a Copa, Passe o número de Pelé em gols... Potencial ele tem... Será que a imprensa daqui alguns anos vai considerar ele o novo rei do futebol?

Net Esportes disse...

@Patrick Araújo: Obrigado Patrick. É é justamente essa dúvida que fica. Ele faz mil gols e ganha uma Copa. É melhor? Não é? O Pelé ganhou três Copas, mas só jogou mesmo em uma. Ronaldo levou duas e só jogou em uma delas ... Bastará uma Copa ou vai precisar mais? Bastará mil gols ou vão faltar outras Copas e se não ganhar nenhuma Copa e fazer mil gols? Enfim, o que vai acontecer? abs

Ron Groo disse...

Pelo menos uma, se não vai ficar com pecha de jogador de clube.

Net Esportes disse...

@Ron Groo: E com a idade que tem as chances de ganhar uma são grandes, o problema é arrumar uma equipe argentina que jogue como o Barcelona .... !!!

Unknown disse...

Como assim , Pelé não fez gol na Copa de 58 ????
15/06/1958 Brasil 2 x 0 Uniâo Soviética -
19/06/1958 Brasil 1 x 0 País de Gales 1 gol de Pelé
24/06/1958 Brasil 5 x 2 França 3 gols de Pelé
29/06/1958 Brasil 5 x 2 Suécia 2 gols de Pelé

Na Copa de 62 fez uma partida e marcou um gol . Se machucou, mas fez mais gols que Messi nessa ultima Copa inteira ....

Net Esportes disse...

@Unknown: Uma pena você não se identificado. Mas agradeço pela correção. Já modifiquei o texto para não ver mais o erro.

Anônimo disse...

Eu acho Messi um ET, já falei sobre isso no Resenha Esportiva. Assim como não veremos outro Zico, outro Pelé, outro Romário, talvez não veremos outro Messi. Outro Maradona já estamos vendo, Messi é mais completo que ele e vai acabar com a história de Diego como o maior argentino de todos.

Sobre superar Pelé em gols, acho muito difícil, na época o futebol era 2-3-5, a missão era o ataque, hoje é 5-4-1, com enfase na defesa, a chance dele fazer muitos gols como Pelé fez é quase mínima. Além disso acredito que se jogue bem menos agora, já li textos que diziam que em algumas ocasiões o Santos excursionava no exterior e jogava 4 jogos por semana!!!

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Net Esportes disse...

@Luiz: Realmente Luiz, mesmo pela idade e pela média de gols não chega a mil. E aí sem chegar a 1000 e talvez com apenas uma Copa (quem sabe nenhuma) supera o Pelé?

Eu diria jamais, principalmente pela mídia e pelo marketing do Pelé.

Unknown disse...

Falam tanto que " no tempo do Pelé era mais facil fazer gol " . Fui pesquisar . Os numertos não mentem. Nos 18 Campeonatos Paulista que Pelé disputou (1957 a 1974 ) a média de gols foi de 2,96 gols por partida. Nos 18 ultimos Campeonatos Paulistas (1995 até agora em 2012 ) foi de 3,08 gols. Campeonatos Nacionais ... de 1959 a 1974 foi de 2,65 gols . Nos ultimos brasileiros ( 1995 a 2011 ) foi de 2,77 gols.

Almir Espindola disse...

Se for comparar Campeonato Brasileiro da época que Pelé jogou (1959 a 1974) que foi de 2,65 gols por partida com a média do Campeonato Espanhol que Messi joga (2004 até 2012) que é de 2,66 por partida dá um " empate técnico " . E olha que o universo de partidas é bem grande . Então, podem ter mudado as dificuldades de cada um , mas é uma prova definitica que " naquele tempo " não era mais facil que hoje fazer gol não .

Net Esportes disse...

@Uknom e Almir Espindola: Obrigado pelos comentários meus caros. Só ressalto que no meu texto eu jamais disse que "era mais fácil fazer gols" na época do Pelé.

Mcn disse...

Não precisa nem dizer que na época de pelé era + fácil fazer gols é só você para e olhar os maiores artilheiros do mundo, os cara faziam gol de tudo sem contar que pelé passou praticamente a vida dele toda escondido no brasil é a mesa coisa que vc pegar o messi e colocar no santos ai ele pegando essas zaga ruim do brasil é capaz de fazer 2000 gols mole messi pode dizer que jogol contra os melhores times da epóca dele pele não.

Mcn disse...

se pelé fosse esse jogador todo que dizem ele faria mil gols jogando na europa, avisa pro pelé que Neymar ja tem uns 100 se ele fizer igual ao rei e fica escondido nesse mundinho chamado brasil ele pode fazer uns 600 kkkkkk obs cristiano ronaldo 27 anos 300 gols Neymar 20 anos no brasil 100 e un quebrados só ai já da pra ver que no brasil é muito mais facil!