O lado ruim da Champions League

15:02 Net Esportes 4 Comments

Sorteio Champions LeaguePensando apenas em campeonatos de clubes, a Champions League é sem dúvida alguma o melhor torneio de futebol do mundo. Melhor que a Libertadores da América, melhor do que qualquer campeonato nacional de qualquer país e melhor até que o Mundial de Clubes; Simplesmente pelo fato do Mundial não ser mais apenas um jogo entre o campeão europeu e o sul-americano e ser disputado apenas no Japão. O Mundial de Clubes perdeu sua verdadeira identidade que o fazia ser especial. Mas isso também não quer dizer que a Champions League seja totalmente perfeita e maravilhosa. Como tudo na vida sempre existe um lado ruim, e no caso do melhor campeonato de futebol do mundo o lado ruim é essa besteira de sortear os confrontos da fase final.

A Copa do Mundo, enquanto melhor campeonato de futebol do mundo quando não se fala apenas em clubes, tem um sistema de disputa semelhante ao da Champions e da Libertadores. É um sistema que mesmo sendo excelente, não serve para campeonatos nacionais; Esses campeonatos tem que ser mesmo de pontos corridos, todos contra todos e no final a coroação do melhor, um autêntico campeão. A única coisa ruim do campeonato por pontos corridos é sua longa duração, pois uma equipe pode estar bem uma época e não estar na outra, assim ganha o que tiver menos momentos ruins e mais momentos muito bons. Só que a discussão aqui não é sobre campeonatos de pontos corridos, é sobre campeonatos de grupos como a Copa do Mundo, que nesse caso bate a Champions League fácil porque não realiza um bizarro sorteio na sua fase final.

O fã defensor do sorteio entraria em cena agora como quem em sua mais alta insanidade de amor interrompe uma cerimônia de casamento, para esbravejar de forma desesperada seus pontos de vista que em sua humilde opinião o fazem pensar que o sorteio é muito melhor. A surpresa quanto aos confrontos, a surpresa em ver determinados times enfrentando grandes rivais, os clássicos históricos se formando através de bolinhas em potes e causando um entusiasmo incrível e inesperado. Entre outras coisas que eu na condição de não defensor do sorteio nem consigo imaginar. Tudo porque considero esse sorteio extremamente lamentável, ele acaba com uma das coisas mais interessantes que acontecem na Internet antes de uma Copa do Mundo: O simulador. Atribuir pontos para equipes, gols, vitórias e derrotas na tentativa de prever quem fará a final e será campeão. Nossa chance de sermos Nostradamus, simplesmente jogada fora por uma necessidade pífia de apenas se surpreender através um sorteio.

O sorteio deve ser feito apenas para os grupos. Com os cabeças de chave definidos e os outros times se degaldiando em nervos à flor da pele para não cair no grupo do Barcelona ou do Real Madrid. Talvez um sorteio para saber qual grupo pega qual nas oitavas-de-final, mas não deixar para sortear isso apenas depois que os classificados estiverem definidos. Acredito que os times devem saber previamente quem eles possivelmente enfrentarão para definirem melhor a sua programação. E se não bastasse a Champions League vai além e faz sorteio para as quartas-de-final também. O Barcelona enfrentaria o Real Madrid já nas quartas-de-final, mas após o sorteio eles só podem se encontrar agora em uma suposta decisão. O sorteio ainda por cima lida com a sorte, coloca Real contra APOEL e depois Marseille ou Bayern Munich. Deixando o Barcelona com Milan e Chelsea, só pedreira até a decisão. Se não fossem feitos dois sorteios, talvez pudesse haver mais equilíbrio nos confrontos, como acontece na Copa do Mundo, definindo assim uma campeão mais justo, como acontece nos pontos corridos. (Foto: AFP)

4 Comentários:

Patrick disse...

Cada tipo de campeonato tem a sua emoção, mas pra ser sincero eu gosto mais do estilo mata a mata, pq o seu time pode estar em um dia ruim e acabar sendo campeão... Acho que esse é o barato do futebol...

Sobre a Champions foi uma pena não ter sorteado o jogo Real X Barça... Acho que todos estavam querendo esse jogo...

Net Esportes disse...

@Patrick: Pra mim isso que é o ruim, o sorteio. Se não fosse assim já saberiamos desde o começo sobre as possibilidades de Real X Barça ou Milan X Inter e City X United ...

independente do tipo de campeonato eu quis abrir uma discussão sobre esse tal sorteio da Champions.

Anônimo disse...

Concordo contigo quando fala desse "excesso" de sorteios nos torneios europeus.

Não consigo entender o motivo, já que não existe mais "bolinha A" e "bolinha B" a partir da segunda fase.

O que faz com que tenhamos um APOEL nas quartas, situação que dificilmente aconteceria se a tabela já fosse definido de antemão, provavelmente pegaria um time mais forte antes.

É mais ou menos o absurdo que a Conmebol faz ao mudar o cruzamento quando 2 times de um mesmo país chegam as semi da Libertadores...

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Net Esportes disse...

@Luiz Paulo: Verdade Luiz, esse negócio da Libertadores é um absurdo gigante ....