A temporada 2012 da Fórmula 1

13:56 Net Esportes 4 Comments

Albert Park. Melbourne. GP da Austrália. O dia 18 de março de 2012 finalmente está chegando. A tão aguardada data pelo apaixonado, pelo amante fervoroso e o aficionado mais efusivo da categoria máxima do automobilismo. O fã que assiste todas as corridas, do início ao fim, de madruga ou nas tradiocionais manhãs de domingo. Ele não quer ver a Fórmula 1 ser uma mesmice o ano inteiro, ele não torce contra Sebastian Vettel ou a equipe Red Bull, mas ele também não quer vê-los dominando a Fórmula 1 como dominaram no último ano. Todos estão ansiosos por mais equilíbrio, mais disputas, ultrapassagens realmente verdadeiras e não forjadas com penus de farinha e outros adereços de carnaval. Isso talvez possa acontecer, se Adrian Newey deixar e a FIA ajudar.

Os últimos anos na Fórmula 1 mostraram que os regulamentos são feitos para serem respeitados e também interpretados de uma forma ou de outra. A FIA muda, proíbe e encontra formas de acabar com difusores traseiros ou soprados, mas de algumas forma alguém encontra uma nova forma de conseguir mais aerodinâmica. Isso, na verdade, não é uma tarefa tão simples, isso necessita de mentes brilhantes. Não estou falando de um Russel Crowe esquisofrênico, estou falando de um verdadeiro Albert Einstein do automobilismo. Desta vez a Sauber diz que Adrian Newey, esse gênio que sempre construiu os melhores carros da Fórmula 1, copiou seu novo modelo de escapamento. Só resta saber se a Sauber pode andar tanto quanto a Red Bull e se a FIA não irá proibir o sitema acusado de ser ilegal pelos rivais.

A história da Brawn GP de 2009 e a história da Red Bull do ano passado se repetindo. Não se trata do caso relacionado à Benneton de 1994. Não se trata de encontrar uma brecha no regulamento simplesmente e fazer o que por aqui seria conhecido como o "jeitinho brasileiro". É preciso muitos estudos, muitos testes e muita inteligência. Se não fosse assim outras equipes poderiam fazer o mesmo, mesmo porque elas copiam tudo depois que o campeonato começa, depois que já é tarde demais. Sem falar que se a Sauber fez mesmo algo igual ou parecido, ela prova que Newey não é o único capaz e que as tradicionais Ferrari e McLaren estão perdidas, atrasadas ou trabalhando com profissionais incapacitados. Por isso elas recorrem à FIA, tentando dar um jeito de evitar um novo domínio, tentando fazer o fã que esperou tanto por esse momento novamente poder ver o que ele realmente quer ver: A disputa equilibrada.

Ainda é preciso aguardar o imprevisível GP da Austrália, tudo para saber se a Red Bull tem mesmo um sistema de escapamento milagroso que os fará andar tanto quanto andaram no ano passado. Para saber se os degraus nos bicos vão mudar alguma coisa, para saber se a FIA vai proibir o progresso da genialidade de Adrian Newey ou se independente disso tudo será mais equilibrado como prevê a McLaren. Saberemos também se a Mercedes e a Lotus vão brigar pelas vitórias e se a Ferrari vai ficar mesmo para trás. A única coisa que não pode ser feita é forçar a barra para se ter mais equilíbrio. Não podemos simplesmente dizer que a Red Bull viola o regulamento se ela não viola. Se encontrou uma forma de ser melhor. Tudo porque a Fórmula 1 é e sempre foi uma disputa tecnológica dos carros, com os pilotos fazendo a diferença, mas nunca fazendo tanto se não tivessem a melhor ferramenta nas próprias mãos. E Adrian Newey da ao piloto essa ferramenta, não podemos acabar com sua genialidade só porque uma disputa mais equilibrada é mais legal. (Foto: Arquivo)

4 Comentários:

Ron Groo disse...

O coração ja começa a bater tão forte quanto os roncos dos motores... Vai começar a festa pra gente.

Marcelonso disse...

Não tem jeito, nessa hora o coração bate rápido...


abs

Anônimo disse...

Tá quase na hora de começar! E esse ano tem emoção de sobra! Parece que vai ser o melhor campeonato dos últimos anos, senão na briga pelo título, será na briga pela pontuação.

A Sauber vem mais forte, e acho que Force Índia também vem.

Decepção mesmo é a Ferrari, parece que não se acertou e Massa está cada vez mais longe de Maranello dessa forma...

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Net Esportes disse...

@Luiz Paulo Knop: A Globo tem um plano B para a saída do Massa. Com o Nasr !!

No treino a Sauber acabou não rendendo tanto quanto imaginai, mas Lotus e Force India foram bem ....

Não sei ainda os detalhes de Red Bull, se o escapamento feito nos últimos dias de testes foi proíbido ou não, mas nesse momento eles estão atrás da McLaren ...