Um pulo do gato na terra do canguru é zebra

11:59 Net Esportes 4 Comments

É sempre muito interessante ver um piloto largando lá atrás e terminando em primeiro lá na frente. Você presta atenção no pole-position, no brasileiro que parece ter voltado aos bons tempos, no espanhol que é sempre um osso duro de roer até no moreninho que parece estar bem melhor na nova equipe do que estaria na antiga. Mas quando menos se espera uma equipe faz uma estratégia totalmente diferente. Eles realizam uma parada a menos e acabam dando um verdadeiro pulo do gato na terra do canguru.  Foi lindo, mas não acontece todos os dias. Largar em sétimo lugar e chegar na primeira colocação em uma corrida de Fórmula 1, mesmo para uma equipe com um grande potencial, é um resultado que facilmente pode ser considerado como uma grande zebra.

Räikkönen é um veterano que sabe das coisas. Ele tem alguma sede de vitória, mas parece que ele quer subir ao pódio mais para beber espumante do que para qualquer outra coisa. Já Romain Grosjean é uma incógnita sem fim. É possível ter mais medo do francês na pista do que das carroças Caterham e Marussia. Mesmo assim a Lotus merece créditos gigantescos por ter dado a um dos seus pilotos uma "vitória fácl". O problema é que a temporada é muito longa; Já no próximo final de semana, na Malásia, as coisas mudam um pouco porque a temperatura é um pouco mais elevada do que na Austrália. A Pirelli vai levar pneus macios e duros ao invés dos super macios e macios. A chuva pode cair como no treino classificatório. As coisas podem mudar muito, e podem não haver mais zebras na terra do gibão.

A Red Bull é a atual campeã dos últimos três anos na Fórmula 1 com Vettel. Será que vão ficar duas corridas seguidas perdendo para alguém que larga em sétimo lugar? A Ferrari em outrora já foi a campeã das estratégias, na Austrália erraram feio com Massa, porém foram brilhantes com Alonso e o colocaram na segunda colocação. Existe alguma chance de fazerem na Malásia uma parada a menos que a Lotus novamente? Ainda tem a Mercedes, que melhorou muito e a McLaren, que não vai querer ficar para trás o ano todo. As equipes vão melhorar, talvez piorar, mas certamente vão pensar em cada uma das provas para não perderem novamente para uma estratégia bem tramada e extremamente bem executada. A Lotus pode até vir a brigar pelo título, mas o resultado que conseguiram na Austrália com o pulo do gato foi uma verdadeira zebra na terra do canguru.

4 Comentários:

Marcelonso disse...


Raikkonen teve méritos pela vitória, afinal de contas ele fez a estratégia funcionar.

No entanto, como vc bem colocou a Lotus arriscou e deu tudo certo. Ponto pra eles, mas isso não vai acontecer nas 19 corridas.

Com relação ao desempenho da Red Bull, a baixa temperatura da pista foi determinante para a baixa performance dos pneus...

abs

Ron Groo disse...

Eu ainda acho cedo pra dizer sobre desempenho para a temporada.

Mas assim, se o Newey achar o pelo que falta para que o carro ande na corrida o mesmo que anda na classificação, ai ferrou.

Net Esportes disse...

@Marcelonso: Seria demais ser campeão com 19 "pulos do gato" !!!!

@Ron Groo: Isso se a FIA não der uma limada nele quando ele achar .... !!!!

Patrick Araújo disse...

KIMI RUMO AO BICAMPEONATO!!!

Dei mto mole de naum ver a corrida, acabei dormindo... rsrsrs