Shaq diz adeus ao basquete

10:38 Net Esportes 4 Comments

Por incrível que possa parecer Shaquille O'Neal era bem magro entre 1989 e 1991, época que jogava na NCAA. Muitos o conhecem como cantor de Rap, ele tem cinco discos gravados sob o nome de Shaq Diesel e Shaq Fu. Outros ainda o reconhecem por suas aparições no cinema, onde já gravou 11 filmes, quem nunca viu o gênio da lâmpada Kazaam? Houve também um programa de TV chamado Shaq Vs., mas o motivo que o fez ganhar força, tamanho, se tornando um grandalhão de 2,16m foi o esporte pelo qual fez fortuna e principalmente a fama que o ajudou muito nas outras carreiras, o basquete da NBA, o jogo da bola laranja onde atuou por 19 temporadas passando por seis equipes diferentes, ganhando quatro títulos e para a tristeza de todos colocando aos 39 anos de idade um ponto final nessa história toda.

Em 1992 tinha Alonzo Mourning, por incrível que pareça tinha também Latrell Sprewell, a 24ª escolha do draft, mas o Orlando Magic não se arriscou tanto e aquele que se tornaria novato do ano foi selecionado em primeiro lugar. Shaquille O'Neal chegou com pinta de super estrela em sua primeira equipe da NBA, uma equipe nova que havia sido formada em 1989 e que no ano de 1995 conseguiu chegar em sua primeira decisão. Mas infelizmente como acontece com vários jovens jogadores, devido ao fato de ter pouca experiência ou ser o único cara bom da equipe, O'Neal e o Magic acabaram amargando o vice-campeonato perdendo para o Houston Rockets em quatro partidas. Depois disso o Magic voltou a desperdiçar outra chance em 2009, mas Shaq já havia mudado de equipe para não fazer a mesma coisa.

O destino do jogador que quebrava a tabela com sua força brutal foi o Los Angeles Lakers, uma das maiores equipes da NBA, a chance de sua carreira e também do novo companheiro Kobe Bryant que também nunca havia sido campeão. MVP da temporada em 2000, três títulos conquistados e nas três vezes eleito MVP da final, ao todo em sua carreira Shaq foi para o All-Star Game 15 vezes, segunda marca em todos os tempos. Talvez até hoje ele poderia estar lá no Lakers, mas houve divergências com Bryant, os dois não se davam bem, então ele resolveu partir para Miami. Dwayne Wade agradece até hoje, pois só hoje ele tem a oportunidade de conseguir mais um título depois daquele belíssimo ano de 2006, Shaquille O'Neal levou seu quarto anel de campeão e deu ao Heat a primeira glória de sua história que ficou devendo ao Magic.

Os negócios fora da quadra estavam bem melhores, assim Shaq se tornou um nômade da NBA. Em 2008 foi Phoenix Suns e no ano seguinte já estava no Cleveland Cavaliers, só que LeBron James não teve a mesma sorte que Wade. Nesse ano, o último de sua carreira após anunciar sua aposentadoria pelo Twitter, O'Neal jogou pelo Boston Celtics com salário de veterano, era a última cartada para conseguir mais um título só que não deu muito certo. O basquete da NBA se despede de um dos seus maiores jogadores, um dos maiores pontuadores da história, aquele cara grandalhão, simpático, carismático e que errava lances livres como ninguém, na época que corrigiu um pouco sua deficiência passou a acertar deixava todos de boca aberta. Shaq Attack e suas enterradas fulminantes, todos sentirão saudades e ficarão eternamente agradecidos por suas contribuições no melhor basquete do planeta. (Por: Net Esportes Foto: AP)

4 Comentários:

Ron Groo disse...

É um dos pivos mais dominantes que eu já vi jogar, o cara era um monstro.

Mas era um péssimo ator e um rapper bem meia boca. hahahaha

Net Esportes disse...

@Ron Groo: Pode crer Groo, no único filme que eu vi ele tava pelo menos engraçado ..... mas sorte dele que jogava muito no garrafão !!!

Luiz Paulo Knop disse...

Foi o maior pivô da história pra mim, agradeço muito, pois sem ele eu não teria visto um título do meu Lakers tão cedo.

Podem ter certeza que a evolução de Kobe se deveu à "disputa" com Shaq pelos prêmios de MVP

http://esporteresenha.blogspot.com

Net Esportes disse...

@Luiz Paulo Knop: Realmente Luiz, poderemos nos sentir como aqueles que podem dizer "Vi o George Mikan" .. ou "vi Kareem Abdul-Jabbar" .... nós podemos dizer "vimos Shaquille O'Neal" ...

E o Bryant sem dúvida, só foi ganhar MVP da temporada em 2008 e nas finais de 2009 e 2010, deve ter dito - "finalmente me livrei do Shaq !!!!!" .....