Os esportes em Vancouver V

09:27 Net Esportes 2 Comments

Men's downhill training on the Streif in Kitzbuehel
Talvez o mais emblemático e mais atraente de todos os esportes de inverno, o mais tradicional e quem sabe até o mais interessante de se acompanhar, o Esquí Alpino é uma competição clássica, de muita habilidade e muita velocidade, possui cinco tipos de provas diferentes e todas elas são praticadas tanto pelos homens quanto pelas mulheres, é disputado desde 1936 nos Jogos de Garmisch-Partenkirchen até os dias de hoje, quando as Olimpíadas de Inverno de Vancouver 2010 se aproximam cada vez mais.

O objetivo da competição de Esquí Alpino é descer as montanhas cobertas de neve na maior velocidade possível, a disputa acontece no sistema de contra-relógio, onde cada esquiador munido de seus acessórios indispensáveis, como o capacete, os bâtons e principalmente o par de esqui, saem de um em um por uma pista que tem seu percursos pré-estabelecido, contendo o mais diferentes tipos de obstáculos para passagens obrigatórias do atleta, eles variam de prova para prova.

São cinco tipos de provas diferentes, todos os esquiadores correm em todas elas, apesar do fato que nem todos são bons em todas elas, os tipos de descidas são o Slalom, o Giant Slalom, o Super G, o Combinado e também o Downhill, sendo que neste último tipo de descida cuja tradução direta é "Descida Livre", os obstáculos de passagens obrigatórias são bem mais afastados uns dos outros e permitem ao esquiador muito mais flexibilidade e consequentemente muito mais velocidade, onde podem chegar até a 120 Km/h.
Maria Riesch
Na última edição dos Jogos em Turim 2006 o mundo ainda tinha o prazer de ver a lenda Hermann Maier em ação, ele saiu de lá com uma medalha de prata e uma de bronze, além do grande show de Michaela Dorfmeister que faturou duas de ouro e Anja Pärson, que ainda compete e segue sonhando com mais uma medalha de ouro na carreira, porém as atenções no Canadá estarão voltadas para a norte-americana Lindsey Vonn, atual bi-campeã da Copa do Mundo e favorita para pelo menos duas provas, porém ninguém dúvida que na competição mais empolgante dos Jogos Olímpicos de Inverno ela não consiga a glória de levar três medalhas de ouro e brilhar ainda mais do que se imagina. (Foto: ZumaPress via PicApp)

2 Comentários:

Vinicius Grissi disse...

Só sei que deve ser difícil pra caramba equilibrar nessas pranchinhas. Esporte complicadíssimo.

Olha, nem sempre os JOI são retrato fiel dos resultados vistos na temporada disputada. Com concorrencia forte e elevada, muitas vezes o ranking da FIS mostra uma história e nas Olimpíadas da mesma temporada vemos outra. Só que em Vancouver'2010, eu finco aposta firme na rainha mais jovem das montanhas. Vonn (se nada 'trágico' ocorrer, como uma garrafa de champanhe mal destampada) deverá ficar, mesmo, com os ouros do downhill, super G e tb super combinada. Riesch (em tese) deverá colecionar tb duas ou mais medalhas, entre as cinco possíveis para elas. Vantagem da alemã será só no slalom especial. As atenções maiores em Whistler, estarão na enconsta com as disputas femininas. Eeste ano, elas tem personagens bem mais radiantes. E não só pela beleza...
Abração