Forçados por regras confusas

14:12 Net Esportes 0 Comments

Lucas Saatkamp of Brazil spikes the ball against Ismail Moalla of Tunisia during the first round of the FIVB Men's Volleyball World Championship in Verona, northern Italy September 25, 2010. REUTERS/Stringer (ITALY - Tags: SPORT VOLLEYBALL)
Como o Brasil é chamado de "O país do futebol", então é muito mais fácil as pessoas de um modo geral lembrar de forma rápida e sem pensar muito quem era o técnico da Seleção na Copa do Mundo de 2002 e também de 2006 do que conseguir se lembrar em quem votou nas últimas eleições para Presidente da República. Nesse caso todos lembram muito bem da história sobre da Copa do Mundo de 1978 onde a Argentina teria perdido de propósito para a Seleção do Peru, em um dos casos mais clássicos de antidesportividade já ocorridos em todo o mundo. Porém além de gostar muito de futebol, os brasileiros passaram a gostar muito também de Vôlei, principalmente devido ao sucesso não só da Seleção masculina como também da Seleção feminina. Muitas vitórias, títulos, prestígio reconhecido em todo o planeta e hoje alvo de muitas críticas e descrédito, tudo por causa de uma derrotas, uma derrota muito atípica.

Um 3 a 0 fácil na Tunísia, um 3 a 1 na Itália e o primeiro tropeço diante de Cuba, onde o Brasil perdeu apertado por 3 a 2. Se tivesse vencido esse jogo teria Sérvia e México pela frente, um adversário forte e outro fraco que se enfrentados e superados com sucesso levaria o time para um grupo complicado com Argentina e Rússia na terceira fase, mas se a equipe de Bernardinho ficasse apenas em segundo lugar como ficou Cuba então as coisas voltariam a ser como na primeira fase, reencontro com a Espanha. A história seria a mesma se o Brasil, classificado como segundo melhor na fase fosse o melhor na fase dois, reencontraria não só o mesmo adversário que estava enfrentando, a Bulgária, como voltaria a fazer jogos contra Cuba e Espanha, tudo por contra do regulamento confuso e até mesmo sem sentido, supostamente feito para beneficiar a Itália. Ou pelo menos beneficiou até que a terceira fase fosse formada colocando os donos da casa contra Estados Unidos e França.

A torcida vaia, a imprensa pressiona e chamada a partida de palhaçada e comédia. O levantador Bruninho teria acordado com febre e não foi para o jogo, o substituto Marlon ainda se recupera de problemas crônicos intestinais então Théo teve que ser improvisado na posição. Se o Brasil vencesse o jogo teria que viajar para uma cidade bem longa da capital Roma onde acontecerá a semifinal e a final, teria que enfrentar a Espanha da qual perdeu um set e teria que enfrentar novamente também Cuba para quem havia perdido até ali seu único jogo neste Campeonato Mundial de Vôlei que acontece na Itália. As evidências de que o jogo diante da Bulgária foi perdido de propósito são claras e até mesmo óbvias, mesmo que Bernardinho negue categoricamente, mesmo que os jogadores fiquem cabisbaixos e envergonhados diante de torcedores locais indignados. O Brasil viveu um dia da Argentina de 1978.
Brazilian coach Bernardinho Rezende (L) reacts during their FIVB Men's Volleyball World Championship first round match against Spain in Verona September 26, 2010.   REUTERS/Stringer (ITALY - Tags: SPORT VOLLEYBALL)
A terceira fase começa já nesta segunda-feira e o Brasil sem ter a melhor campanha de seu grupo na segunda fase acaba tendo ironicamente adversários mais frágeis do que teria, pois enfrentará Alemanha e República Checa, em jogos que ocorrem justamente em Roma, palco da final. A partir de agora só resta vencer ou vencer para seguir em frente, a equipe vai precisar mais do que nunca jogar da forma mais perfeita possível e também superar as críticas que foram enormes principalmente por parte dos italianos. O Brasil, sempre que de maneira suposta, não fez o que deveria fazer em termos esportivos, mas diante de um regulamento tão confuso, sem muita coerência e fazendo com que alguns adversários joguem entre si mais de uma vez antes da semifinal e final, é talvez possível compreender as atitudes que aparentemente foram tomadas. Um possível título mesmo que dessa forma será bem vindo, mas isso infelizmente não pagará jamais a mancha de ter perdido um jogo propositadamente. (Fotos: Reuters via PicApp)

0 Comentários: