Saiba como perder 100 milhões de dólares

16:24 Net Esportes 1 Comments

Você já ouviu falar em Vin Baker? Ele não foi um Michael Jordan ou um Magic Johnson, mas era uma das grandes estrelas da NBA, mesmo que por um breve período. Oitava escolha da primeira rodada do draft de 1993. Ele foi eleito para o All-Star Game em quatro oportunidades e, o mais importante de tudo, ganhou o Mundial de 1999 e as Olimpíadas de 2000 com a equipe dos Estados Unidos. Baker era peça chave no Seattle SuperSonics e depois ainda passou pelo Celtics, Knicks e Rockets, até encerrar a carreira no Clippers com 34 anos de idade. Parou cedo, porém não antes de acumular uma fortuna avaliada em cerca de 100 milhões de dólares.

Quer saber como perder 100 milhões de dólares? Baker ensina: Seja alcoólatra e esteja sempre com as pessoas erradas. "Quando se ganha 100 milhões de dólares é fácil esquecer Deus" - nas palavras do próprio ex-jogador. Ele abriu um restaurante em 2005 e arriscou sua fortuna em investimentos financeiros. Ele era rodeado por "amigos" que na verdade só estavam interessados em sua fama e no seu dinheiro. Ele assume que pensou em se matar, mas hoje agradece imensamente pela última vez que deixou a clínica de reabilitação e rumou para uma igreja. Com quatro filhos para criar, Vin Baker vendeu sua mansão, foi morar em uma pequena casa e agora trabalha em uma Starbucks.

Em uma entrevista ao Providence Journal, Baker diz - “Quando somos responsáveis por escolhas e decisões, começamos a gastar sem parar. É uma fórmula para perder dinheiro. Se não há perspectiva na vida pessoal nós não entendemos o significado de um dólar ou de 15 milhões de dólares... Quando se ganha 100 milhões de dólares é fácil esquecer Deus. Quando cheguei ao fundo do poço, foi nesse momento que encontrei a palavra de Jesus". Baker se converteu antes de cometer suicídio. Pensando na família ele não tem dúvidas de que foi muito melhor ter perdido 100 milhões de dólares do que ter acabado preso ou morto.

"Mo Money Mo Problems", como já dizia Notorious B.I.G. e Puff Daddy, Quanto mais dinheiro se ganha, mais problemas aparecem. Recuperado e sóbrio a quatro anos, Baker se diz preocupado com os jovens de hoje que fazem contratos de milhões ainda no início de suas carreiras. Ele prefere mil vezes trabalhar em uma cafeteria com Howard Shultz, que é ex-dono do Sonics, pegar suas contas e saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta, do que ser famoso e arremessar bolas para uma cesta. Vin Baker pecou por seu vício, por confiar em quem não deveria e por não dar ao dinheiro a devida importância que ele tem. Ensinou ao mundo como se faz para perder 100 milhões de dólares. Resta saber agora se todos aprenderam essa lição.

1 Comentários:

Ron Groo disse...

Vixe! Infelizmente o esporte está cheio de Bakers.