Os maiores nomes do esporte em 2021

13:12 Net Esportes 0 Comments

Após o ano mais maluco dos últimos tempos que foi 2020, com a pandemia cancelando e adiando eventos esportivos, tivemos em 2021 uma enxurrada de acontecimentos incríveis, mesmo com a pandemia seguindo firme entre nós. As Olimpíadas, a Eurocopa e a Copa América aconteceram finalmente com um ano de atraso, mas outros eventos como o ironman do Hawaii, por exemplo, segue sem ser realizado, assim como o Mundial de Clubes da FIFA que ficou para 2022.

A lista de candidatos a maiores nomes do esporte em 2021 foi muito maior do que o de costume, e escolher apenas um para a primeira posição acabou se tornando uma tarefa extremamente complicada. Alguns nomes acabaram ficando de fora e as menções honrosas nunca foram tão necessárias. Por fim vale ressaltar que levamos em consideração, além das conquistas, as formas que elas acontecem, e isso talvez explique um pouco nossa escolha para a primeira posição.

1. Sifan Hassan
ATLETISMO

A corredora Sifan Hassan nasceu na Etiópia e se naturalizou holandesa. Desde 2015 ela vem conseguindo alguns bons resultados em Campeonatos Mundiais, alternado bronzes e ouros em provas de 1.500, 5.000 e 10.000 metros. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, realizadas com atraso em 2021, ela chegou com a intenção de vencer as três disputas. No final ela não conseguiu, mas chegou bem perto, tendo levado bronze nos 1.500 m e ouro tanto nos 5.000 m quanto nos 10.000 m. Foi uma das maiores performances destas Olimpíadas, mas um detalhe ainda na primeira bateria de classificação dos 1.500 m é que levou ela à ser considerada por nós como o maior nome do esporte em 2021. Hassan estava quase em último lugar como costumam fazer no inicio da última volta, mas algumas atletas caíram e derrubaram Sifan Hassan. Sem se abalar, ela se levantou, ultrapassou 14 atletas e venceu a bateria, mostrando um força de superação e uma vontade de vencer tão grandiosa que valeu mais do que a medalha de ouro que ela não venceu nesta prova, mesmo porque quando uma atleta é derrubada na classificação ou na semifinal, é possível entrar com o recurso e se classificar sem problemas, mas nem pensou nisso e deu um show na pista Estádio Olímpico de Tóquio, e por isso ela é o maior nome do esporte em 2021.

2. Tom Brady
FUTEBOL AMERICANO

Em 2020 a lista de maiores nomes do esporte trouxe em sua maioria nomes que conseguiram igualar números de conquistas de outros atletas; Neste ano a lista trás em sua maioria nomes de atletas que alcançaram mais uma conquista em suas carreiras mesmo que não tenham em teoria mais idade para isso. A longevidade no esporte é algo que vem se tornando cada vez mais comum nos últimos tempos, e o primeiro grande nome de 2021 que fez isso foi o jogador de futebol americano Tom Brady. Após 19 anos ele deixou o New England Patriots e não se aposentou mesmo aos 43 anos de idade. Brady assinou com o Tampa Bay Buccaneers e logo no seu primeiro ano já conseguiu ser campeão do Super Bowl, conquistando o seu sexto anel e se consolidando como um dos maiores da história. De quebra Brady ainda acabou com a famosa "Maldição do Super Bowl", que era a sina de que um time nunca era campeão do Super Bowl jogando em seu próprio estádio, inclusive nenhum time cuja decisão seria em seu estádio conseguia ao menos chegar a disputar o jogo, e é por isso que Tom Brady é o segundo maior nome do esporte em 2021.

3. Phil Mickelson
GOLFE

Dando continuidade ao ano da longevidade no esporte temos o golfista americano Phil Mickelson que conseguiu conquistar o PGA Championship, um dos quatro maiores torneios de cada ano, chamado de Major, pela segunda vez em sua carreira aos 50 anos de idade. O feito incrível de Mickelson foi alcançado com quase 51 anos e assim ele se tornou o jogador mais velho de toda a história do golfe a ser campeão de um torneio Major, superando Julius Boros que em 1968 havia sido campeão dos mesmo PGA Championship aos 48 anos, e é simplesmente por isso que ele foi considerado como o terceiro maior nome do esporte em 2021.

4. Mijaín López
LUTA OLÍMPICA

As Olimpíadas tem uma quantidade tão grande de acontecimentos que muitos deles acabam passando desapercebidos aos olhos da maioria. Isso acontece por vários motivos como os atletas não serem muito famosos ou o esporte que eles praticam não ser muito popular no país que não os reconhece, como no Brasil que ignora muita coisa. E a luta olímpica é um desses esportes, mas o que Mijaín López fez em Tóquio não pode ser deixado para trás. O atleta cubano conseguiu seu quarto ouro olímpico na categoria peso pesado em sua quarta Olimpíada consecutiva (sendo este feito tendo sido alcançado por muito poucos atletas ao longo da história em esportes individuais), e isso aos 39 anos de idade, sendo mais um representante do ano da longevidade esportiva. E é por isso que ele é o quarto maior nome do esporte em 2021.

5. Stephane Peterhansel
RALI

Não sei se já foi feita uma pesquisa ou eleição para saber quem é o maior piloto de rali do mundo, mas acredito que Stephane Peterhansel seja um dos maiores se não o maior de todos. Ele começou a competir no Rali Dakar, a maior prova off-road do mundo, em 1988 pilotando motos, tendo sido campeão seis vezes. Depois disso ele foi dirigir carros e faturou o caneco outras oito vezes, sendo a última neste ano de 2021 com seus inacreditáveis 56 anos de idade, batendo assim o recorde de longevidade como sendo o campeão mais velho deste ano incrível dos "vovôs" do esporte. E é por isso que ele é o quinto maior nome do esporte em 2021.

6. Sue Bird e Diana Taurasi
BASQUETE

Voltamos para as Olimpíadas e seguimos na longevidade esportiva. Mas desta vez deixamos um pouco de lado os esportes individuais e vamos para os esportes coletivos, dando uma olhada na força descomunal do basquete feminino americano. Elas ganham todos os anos e duas jogadoras simplesmente estiveram presentes nas cinco últimas conquistas. São elas Sue Bird, que nas Olimpíadas de Tóquio estava com 40 anos de idade, e Diana Taurasi, que completou em junho 39 anos de idade. Junto com suas companheiros eles venceram a medalha de ouro em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e agora em Tóquio 2020, com o detalhe que Tóquio foi disputada com um ano de atraso. E é por isso que elas são juntas o sexto maior nome do esporte em 2021.

7. Novak Djokovic
TÊNIS

O tenista sérvio Novak Djokovic era cotado para ser o maior nome do esporte em 2021 antes mesmo de 2021 começar. Já faz tempo que ele vem em busca de vencer os quatro títulos de Grand Slam no mesmo ano, e esse ano poderia fazer isso somando ainda o ouro olímpico. Acabou não fazendo nem uma coisa e nem outra, mas mesmo assim ele chegou ao mesmo patamar de Federer e Nadal. Djokovic falhou em Tóquio, mas havia vencido o Australian Open, Roland Garros e Wimbledon, além de ter chegado na final do US Open e ter ficado muito próximo de fazer aquilo que apenas Rod Laver fez até hoje na história do tênis, faltou pouco, mas ele agora tem os mesmos 20 Grand Slam de Federer e Nadal, e é por isso que Novak Djokovic é o sétimo maior nome do esporte em 2021.

8. Emma Raducanu
TÊNIS

Grandes conquistas e grandes feitos, assim nossa lista de maiores nomes do esporte vai sendo formada a cada fim de ano. Quando a grande conquista se une ao feito incrível, fica melhor ainda, e foi justamente o que aconteceu com a jovem tenista britânica Emma Raducanu de apenas 19 anos de idade. Na lista da longevidade esportiva a jovem promissora conseguiu, após ser campeão do US Open em Nova York, se tornar simplesmente a primeira campeã de um torneio de tênis Grand Slam entre todos os existentes que começou a jogar ainda no torneio qualificatório, ou seja, teve que fazer alguns jogos para conseguir entrar na chave principal da competição. Normalmente esses jogadores perdem na primeira rodada ou caem quando encontram algum cabeça de chave, mas Raducanu não, ela seguiu em frente e levantou a taça, por isso ela é o oitavo maior nome do esporte em 2021.

9. Lionel Messi
FUTEBOL

Considerado como um dos maiores jogadores de futebol da atualidade e também de todos os tempos, o argentino Lionel Messi sofria muito por nunca ter sido campeão jogando pela Seleção do seu país. Ele passou perto no Copa de 2014 no Brasil, mas perdeu na final para a Alemanha. Messi quase desistiu de jogar pela Argentina, mas esperar um pouco mais valeu à pena e enfim ele conseguiu ser campeão. Junto com seus companheiros faturou a Copa América de 2020, disputada agora em 2021, derrotando o Brasil na final no Maracanã. Messi ainda foi o artilheiro da competição e levou também o prêmio de melhor jogador, e é por finalmente ter conseguido alcançar seu sonho que ele é o nono maior nome do esporte em 2021.

10. Cristiano Ronaldo
FUTEBOL

Para fechar a lista está o português Cristiano Ronaldo. Seus feitos em 2021 talvez sejam até ligeiramente melhores do que os de Messi, mas a diferença é que Messi foi campeão e Ronaldo não. Mesmo assim CR7 só não fez chover em 2021 e seus número os consolidaram como um dos maiores de todos os tempos mais uma vez para quem ainda tinha dúvidas. Ele simplesmente disputou a Eurocopa pela quinta vez na sua carreira, é o maior artilheiro da competição e o jogador que tem mais vitórias na Euro em todos os tempos. Na Champions League ele é o jogador que tem mais jogos disputados e também o que mais balançou as redes na história. Cristiano Ronaldo voltou ao Manchester United e ultrapassou a marca de 800 gols na carreira, e é por tudo isso que ele mereceu aparecer ao menos como o décimo maior nome dos esporte em 2021.

Menções honrosas
A lista desse ano foi talvez a mais difícil de todas até hoje. Muitos nomes poderiam estar lá, mas é difícil pensar em qual dos nomes que estão deveria sair. Desta forma vamos então a maior lista de menções honrosas já feita. A ordem é aleatória e o primeiro deles é Russell Westbrook, jogador de basquete da NBA que bateu recorde de Oscar Robertson de mais triplo-duplos na história quando chegou a marca de 182. Em seguida vem outro jogador da NBA, Giannis Antetokounmpo que foi campeão com o Milwaukee Bucks e ainda levou o prêmio de MVP das finais. O nadador americano Caeleb Dressel foi um dos maiores nomes das Olimpíadas de Tóquio, ele faturou cinco medalhas de ouro.

Outro grande nome das Olimpíadas foi a americana Allyson Felix, ela ganhou medalha de ouro no revezamento 4x400 m pela quarta vez na carreira e se tornou a atleta dos Estados Unidos mais bem sucedida no atletismo, entre homens e mulheres, superando até mesmo o Carl Lewis. O Brasil finalmente aparece aqui com o Hélio Castroneves, que venceu as 500 milhas de Indianápolis pela quarta vez na sua carreira aos 46 anos de idade (olha mais um da longevidade esportiva aí). E finalizando temos o ciclista Egan Bernal, que em 2019 foi um dos maiores nomes do esporte por ter sido o primeiro sul-americano a vencer o Tour de France e nesse ano venceu o Giro de Itália, além de outros três nomes que fizeram história no Tour de France.

Um desses três nomes é Tadej Pogačar, que repetiu o título do Tour de France nesse ano, porém desta vez sem drama. O outro é Mark Cavendish, que chegou a marca de 34 etapas vencidas no Tour de France e igualou Eddy Merckx, além de Mathieu Van der Poel, que é neto de Raymond Poulidor, um ciclista muito bem sucedido, mas que nunca havia vestido a camisa amarela de líder do Tour de France quando corria entre 1962 e 1976; e neste ano seu neto nas primeiras etapas conseguiu um bom resultado e conseguiu finalmente vestir a camisa amarela de líder que seu avô tanto sonhava; O avô, falecido em 2019 aos 83 anos, infelizmente não viu o feito, mas com certeza foi bem homenageado com a conquista simbólica.

0 Comentários: