Os dez maiores nomes do esporte em 2023
Chega ao fim o ano de 2023 e com ele o prêmio Net Esportes de melhores do ano tem os seus vencedores. Esse ano, talvez pela primeira vez desde que fazemos esta lista, foi um ano bem devagar no quesito grandes acontecimentos históricos. Talvez algumas coisas possam ter passado sem que recebesse nossa devida atenção, mas mesmo assim não se compara a outros ano onde ficava até difícil manter apenas dez nomes na lista, tendo assim uma lista de menções honrosas recheada. Desta vez sobraram poucos fora dos top 10, mas decidir quem seria o primeiro colocado e grande vencedor acabou também sendo tão difícil quanto definir os dez grandes nomes do ano. De qualquer forma a tradição foi mantida e esses são os dez maiores nomes do esporte no ano de 2023.1. Katie Ledecky
NATAÇÃO
A nadadora americana Katie Ledecky conseguiu um feito extraordinário do nosso ponto de vista. Ela se tornou a primeira pessoa da história, incluindo homens e mulheres, a vencer uma mesma prova em um Campeonato Mundial de Natação em piscina longa. Ledecky alcançou no Mundial de Fukuoka a sua 6ª vitória na prova dos 800 metros livres, disputa que ela vence desde Barcelona 2013, ou seja, ganhando a medalha de ouro por 10 anos seguidos. Um feito desse inédito que nem Michael Phelps conseguiu fez com que Katie Ledecky ficasse em primeiro lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
2. LeBron James
NBA
Por longos e longos anos o grande Kareem Abdul-Jabbar figurou como o maior pontuador na história da NBA. O astro dos Lakers marcou 38.387 pontos ao longo de sua carreira vendo apenas Karl Malone com 36.928 pontos e Kobe Bryant com 33.643 pontos apenas chegarem perto. Nem Michael Jordan com 32.292 pontos assustou, mas isso durou apenas até esse ano de 2023, quando o incansável LeBron James chegou ao número mágico de Jabbar e cravou mais uma vez o seu nome na história do esporte. LeBron é o recordista de aparições nos melhores do ano, sendo esta sua oitava, mas nunca venceu. Este ano ele brilhou novamente e por isso mereceu o segundo lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
3. Mikaela Shiffrin
ESQUI ALPINO
Mikaela Shiffrin teve uma menção honrosa em 2019 e agora aparece na terceira colocação. Ela alcançou essa posição incrível após conseguir um feito que pertencia a sua compatriota Lindsey Vonn. Shiffrin quebrou o recorde Vonn de mais vitórias em etapas da Copa do Mundo de esqui alpino. Vonn tinha 82 vitória, mas em janeiro de 2023 ela foi superada por Mikaela Shiffrin. A nova recordista elevaria a marca para 92 vitórias até o final da temporada, conseguindo ainda o título de campeã geral e ainda a globo de cristal no Slalom e Giant Slalom, e é por isso que ele mereceu o terceiro lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
4. Novak Djokovic
TÊNIS
O tenista sérvio Novak Djokovic foi considerado para o primeiro lugar deste ano. Ele caiu para o quarto lugar, mas isso não quer dizer que ele não fez história mais uma vez. Na lista pela quinta vez, além de uma menção honrosa, Djokovic conseguiu ser gigante, mas gigante ele é quase todo ano. Em 2023 ele ganhou três títulos de Grand Slam, perdendo o outro na final, e ainda ganhou o ATP finals pela sétima vez. Djokovic ainda ganhou o número mágico de 24 títulos de Grand Slam, igualando Margaret Court. No ano que vem, Novak Djokovic pode conseguir finalmente os quatro Grand Slam no mesmo ano e ainda será o maior vencedor de Grand Slam entre homens e mulheres, por isso deixamos ele "apenas" com o quarto lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
5. Domingo Germán
BEISEBOL
O arremessador de beisebol do New York Yankees Domingo Germán não é um dos melhores da liga e nem mesmo do próprio time. Neste ano os Yankees não conseguiram nem se classificar para os playoffs da MLB. Mas então por quê ele está aqui nessa lista pela primeira vez em sua carreira? A resposta pode parecer difícil de entender para quem não entende de beisebol, mas o que ele fez foi algo de outro planeta. Em 28 de junho, jogando contra o Oakland Athletics, Germán não permitiu que nenhuma dos 27 rebatedores adversários conseguisse chegar em bases, foi apenas o 24º Jogo Perfeito de toda a história do beisebol, um feito tão extraordinário que se não fosse os outros acima ele merecia até mais do que o quinto lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
6. Patrick Mahomes
NFL
A vitória veio com um field goal milagroso faltando apenas oito segundos para o final do Super Bowl LVII, mas isso não quer dizer que Patrick Mahomes não tinha feito sua parte, seja na grande decisão ou em toda a temporada regular para garantir mais um título ao Kansas City Chiefs. Aconteceu pela sétima vez, mas não acontecia desde 1999. O mesmo jogador foi eleito o MVP da temporada regular e também do Super Bowl, além de ter sido campeão do Super Bowl, mais uma grande conquista para Mahomes que mereceu a sexta colocação entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
7. Aitana Bonmatí
FUTEBOL
Este ano a Copa do Mundo de futebol feminino viu a Espanha ser a grande campeão e Aitana Bonmatí ser eleita a melhor jogadora do Mundial. A espanhola não parou por aí, ganhando também a Liga dos campeões da UEFA pelo Barcelona e levando também os prêmios de melhor jogador da FIFA e Bola de Ouro. Por isso e por tantas outras conquistas que ela mereceu estar em sétimo lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
8. Erling Haaland
FUTEBOL
A dificuldade de encontrar feitos mais extraordinários citada no texto de introdução resultou neste final de lista que nós mesmos consideramos estranho ou forçado, ou acelerado. Erling Haaland infelixmente se machucou e não jogou a final do Mundial contra o Fluminense, mas ele já havia sido o grande campeão da Champions League, e ainda foi o maior artilheiro da Premier League no mesmo ano, com 36 gols, um grande feito que foi suficiente para colocá-lo na oitava colocação entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
9. Nikola Jokic
NBA
Mais uma nome inédito na lista de maiores do ano. Nikola Jokic liderou o Denver Nuggets para o seu primeiro título da NBA em toda a história, que sem dúvida em uma grande conquista para a franquia. Além disso ele foi eleito o MVP das finais, já tendo sido MVP da temporada regular no ano anterior. Neste ano a equipe está em uma disputa equilibrada com Minessota e Oklahoma, mas demonstra uma força para quem sabe ser campeão novamente, e é por isso que Nikola Jokic está em nono lugar entre os dez maiores nomes dos esporte em 2023.
10. Cristiano Ronaldo
FUTEBOL
Chegando na lista pela quinta vez, Cristiano Ronaldo nunca venceu e chegou os seu terceiro décimo lugar seguido, mas pelo menos está aí. Aos 38 anos e jogando na Arábia Saudita, longe dos holofotes, o português conseguiu ser o maior artilheiro do ano, com 53 gols marcados, e isso já foi suficiente para que ele pelo menos aparecesse aqui entre os maiores nomes do esporte em 2023.
Menções Honrosas
As menções honrosas deste ano são poucas, uma vai para o jogador de Hóquei no gelo Connor McDavid, que conseguiu 64 gols e 89 assistências na temporada regular da NHL. A outra vai para Jonas Vingergant, que venceu com facilidade o Tour de France, além de sua equipe JUMBO Visma, que faturou também o Giro de Itália com Primož Roglič e a Volta de Espanha com Sepp Kus.
0 Comentários:
Postar um comentário