Evolução dos 100m

10:24 Net Esportes 6 Comments

Considerada a maior e mais clássica prova do atletismo de pista, os 100 metros rasos proporcionam momentos únicos e muito rápidos, a emoção plena que ocorre por volta de 10 segundos é capaz de prender a atenção de todos na expectativa de ver quem é o mais rápido do mundo, disputada desde as Olimpíadas de 1896, a prova viu o seu tempo ir diminuindo, até o último dia 31 de Maio quando o novo recorde mundial foi estabelecido.

O GP de Nova York, disputado à noite, tinha pouca repercussão, mas o que parecia mais um dia comum se tornou um dia histórico, o jamaicano Usain Bolt correu muito e é novo recordista mundial dos 100m rasos, com o tempo de 9.72, o atleta se deu ao luxo de nem abaixar o tronco na linha de chegada, ultrapassou a marca do seu compatriota Asafa Powell e se tornou o grande favorito para Pequim 2008.

O grande feito de Bolt é impressionante, os tempos que foram baixando ao longo dos anos eram até certa época impensáveis, a marca de 10 segundos, que é o recorde brasileiro obtido por Robson Caetano, foi atingida pela primeira vez em 1968, depois chegou aos 9.95 e assim permaneceu por quinze anos até que Calvin Smith marcou 9.93 em 1983. Obadele Thompson, dos Barbados, obteve o tempo de 9.69 mas com ventos acima de 5m/s, condição não permitida pela IAAF.

Os 100m rasos já viu também outros grande nomes do atletismo estabelecerem seus recordes, como o norte-americano Maurice Greene e o canadense Donavan Beiley, além de Tyson Gay, Ato Boldon e o lendário Carl Lewis com sua marca de 9.86, só que a prova também tem seu lado sujo, Ben Johnson marcou 9.79 nos Jogos de Seul 1988, mas foi desclassificado pelo uso de esteróides, assim como Tim Montgomery que fez 9.78, mas estava envolvido nos escândalo de doping da BALCO. Portando espera-se que Usain Bolt esteja limpo e que seu nome fique eternizado na história. (Foto: Roger Celestina/AFP)

- USAIM BOLT

6 Comentários:

Vinicius Grissi disse...

O mais interessante neste recorde pra mim é que os 100m não são a prova "preferida" do rapaz. Ele apenas se preparava para os 200m, sua especialidade. Muito bacana! E muito rápido.

Anônimo disse...

Para mim os 100m é a melhor prova de atletismo, e o que eu nao acredito é que ele não era o favorito e nem é a prova que ele é especialista, imagina se fosse

Anônimo disse...

9.72, um absurdo.

Debora Ferreira disse...

Nossa, eu acheei tãao legaal ! O cara tava quase flutuando...
eu fiquei impressionada com os recordes... caíram tão pouco né ?
Se fosse eu que tivese que correr esses 100m hje, eu demoraria alguns mintuos... hehehe

Daniel Leite disse...

O que há com a Jamaica? Impressionante como um país com tão pequenas proporções conseguiu manter o recorde. E mais um tempo de fazer cair o queixo...

Até mais!

Leandro disse...

O grande problema do atletismo é que hoje em dia ele não é mais confiável. O cara vai e quebra o recorde pra alguns meses depois estourar um caso de dopping e aquele recorde não vale mais nada.
Tomara que não aconteça isso com Usain Bolt e que ele não fique muito distante do recorde nas Olimpíadas, porque quebrar esse recorde vai ser difícil e não é da noite para o dia que se faz isso.
Um abraço!