Um ano e onze anos

09:29 Net Esportes 13 Comments

No último dia 20 de Agosto, o blog Net Esportes completou um ano de existência, mas antes de ser um blog, Net Esportes já foi um site, criado em Junho de 1997, hospedado em servidores como Geocities e HPG, a idéia veio inspirada em uma propaganda do jornal Lance!, que estava sendo lançado na época, e de outra inspiração se criou o logotipo, com extrema semelhança ao logo do canal esportivo SPORTV.

No início as fontes de notícia eram o site UOL, o Terra e os internacionais ESPN e CNNSI, algumas imagens vinham do Excite, as atualizações eram semanais e as edições não eram guardadas ou arquivadas, assim surgiu a idéia de aplicar um Print Screen na tela e salvar a imagem de capa de cada publicação.

Portanto resolvi trazer aqui alguns desses print´s que registraram grandes momentos do esporte nos últimos 11 anos, infelizmente nem todas as capas foram salvas, principalmente depois que o site passou a ser atualizado todos os dias, e também houve um período que não era mais atualizado, principalmente nos últimos anos, mas certamente esse pouco que se salvou já serve como uma grande e satisfatória lembrança.

Edição 25 - ano 1997 - O site já começava a ser separado por esportes colocados em um frame à esquerda, havia um índice de notícias e um link para o prêmio IW Best, chamado de IBest hoje em dia, alguns atletas foram entrevistados por e-mail, como Ana Moser do vôlei, Magic Paula do basquete, o piloto Mauricio Gugelmim e o grande nadador Gustavo Borges, dentre as notícias o destaque com foto era Michael Jordan, que havia se tornado o quarto maior cestinha na NBA, além de uma vitória do Guga que naquele ano já estava famoso pela conquista de Roland Garros.

Edição 47 - ano 1998 - Uma das maiores constantes ano a ano era mudar o visual do site, nessa edição ele já havia alterado bastante, campeonatos de Fórmula 1 e Fórmula Indy, a Copa do Mundo e o torneio de Roland Garros ganhavam páginas especiais, no lado direito mais espaço para manchetes de notícias e os destaques eram a derrota de Kuerten na segunda rodada de Roland Garros, que por ser campeão tinha muitos pontos para defender e despencou no ranking, além da vitória do basquete feminino contra Cuba e a saída do também brasileiro Fernando Meligeni no torneio de tênis francês.

Edição 53 - ano 1998 - O frame da esquerda ganhou a foto de Ronaldo, o fenômeno da Seleção Brasileira de futebol, e nesse dia quem fazia a festa era a França, campeã do Mundo com a vitória de 3 a 0 contra o Brasil, as manchetes no lado direito ganharam um novo visual e havia uma tabela com os resultados de cada dia na Copa do Mundo, alguns campeonatos iam ganhando espaço com uma pequena imagem que os identificava, na ocasião ao lado da imagem para índice de notícias estava a imagem da Volta da França, maior competição de ciclismo do mundo.

Edição 71 - ano 1999 - Mais uma grande mudança no visual, agora eram três frames sendo um horizontal na parte de cima e dois verticais na parte de baixo, sendo que o da esquerda era fixo e o outro que era o principal tinha barra de rolangem com muito mais informações, dentre as que se pode ver os destaques eram a morte do lendário Joe DiMaggio, um grande jogador de beisebol, o que parece ser uma vitória de Kuerten contra Kfelnikov e mais um título para Kasparov, um gênio do xadrez que depois virou revolucionário político na Rússia.

Edição 470 - ano 2000 - Os frames do alto e da esquerda continuavam quase iguais mas a parte principal mudou bastante nessa época, as principais competições que ocorriam ganharam definitivamente pequenas imagens que eram criadas com seus logos oficiais ou fotos correspondentes, as manchetes de notícias passaram a ficar abaixo da notícias principal com foto, que nesse dia destacava a primeira vitória de Rubens Barrichello na Fórmula 1, o piloto brasileiro largou em 18º e alcançou o triunfo depois de arriscar tudo não trocando o pneu que usava pelo pneu de chuva.

Edição 532 - ano 2000 - Essa edição marcou o último dia das Olimpíadas de Sydeny 2000, a notícia com foto era da vitória etíope na maratona, prova que tradicionalmente fecha os Jogos, manchete para o fato do Brasil ter terminado sem nenhuma medalha de ouro, o belo show da cerimônia de encerramento e ainda o quadro de medalhas, foram colocados links para os principais sites de esportes da internet e mais uma vez o Net Esportes estava inscrito para o prêmio IBEST, assim como sempre não havia grandes espectativas de vitória.

Edição 772 - ano 2001 - A parte principal do site diminuiu o tamanho e a resolução de tela do computador aumentou, assim era possível visualizar toda a capa através do print, o destaque era o terceiro título de Gustavo Kuerten em Roland Garros, o nome do tenista Alex Corretja foi escrito de maneira errada, os erros de digitação eram comuns, Ralf Schumacher deixou seu irmão Michael Schumacher pra trás e venceu no Canadá e ainda a vitória da França contra o Japão na Copa das Confederações.

Edição 836 - ano 2001 - O visual ainda era o mesmo mas neste dia foi registrado o tetracampeonato de Michael Schumacher na Fórmula 1, o título antecipado veio no GP da Hungria e o piloto alemão se emocionou no pódio, uma página especial como as de competições foi criada para homenagear mais um feio de Schummy, nos outros destaques uma vitória do São Paulo com dois jogadores a menos contra o Atletico-PR, o abandono de Guga no torneio de Indianápolis e a vitória de Serena Williams contra Jennifer Capriati.

Edição 922 - ano 2002 - O menu do site no frame da esquerda ganhou uma nova disposição, na parte principal um novo aproveitamento da resolução de tela que deu espaço para mais informações, o grande destaque do dia era a vitória de Acelino Popó Freitas contra Jose Casamayor na unificação dos títulos da AMB e OMB, muito mais manchestes apareciam e dentre elas o registro do abandono de Agassi no Aberto da Austrália, a vitória de Azevedo na última etapa do Raly Dakar, a mudança de estratégia de Hingis para vencer na Austrália e a derrota do Washington Wizards para o Wolves na NBA.

Edição 980 - ano 2002 - Mudança de visual mais uma vez, agora o fundo geral do site era preto e havia uma divisão em cinco frames, sendo um deles apenas com o nome do site no lado direito, outro abaixo que não servia pra nada e um acima com os links, o menu diminuiu bastante e havia sido criado um sistema para enviar informações por e-mail aos cadastrados, no grande destaque o quarto título de Lance Armstrong na Volta da França, já o número de manchestes foi reduzido para que ficassem mais destacadas, dentre elas as principais eram a 62ª vitória de Schumacher na F-1 e o inicio dos Jogos Sul-Americanos.

Edição 1045 - ano 2003 - Em um dos últimos print´s salvos a única diferença para o anterior era o surgimento de uma imagem que destacava um grande campeão de cada semana, nesta era Mike Weir, que venceu o torneio Masters de Golfe, na notícia principal com foto o adeus do maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan fez sua última partida na NBA defendendo o Washington Wizards, quando saiu de quadra foi aplaudido por vários minutos até mesmo por torcedorees do 76ers, adversário daquela noite histórica, as imagens para as competições eram cada vez mais bem elaboradas e o entusiasmo em fazer o site era o mesmo que existe hoje em dia com o blog, tudo pela grande admiração aos esportes. (Clique em cada imagem para ver em um tamanho maior)

Em 2007 houve uma tentativa de reinício do site com um novo visual e a edição 8 (útima) pode ser vista através do link abaixo.

- NET ESPORTES

13 Comentários:

Leandro disse...

Parabéns pelo aniversário do blog!! Através do blog conheci o ótimo trabalho que vem sendo feito, mas não imaginava a enorme dimensão do Net Esporte. Parabéns pelo ótimo trabalho e continue sempre assim!
Abraço

Alexandre Silva disse...

Pô cara, verdadeira relíquia. Windão 95 e Michael Jordan, ainda pelo Chicago Bulls na capa, hehehe
Bom é que vc tem salvo boas passagens, além desta a do Popó com o Casamayor. História do esporte que seu site conseguiu registrar.
Sucesso pra vc aí na empreitada.
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Nossssssssssssssssssssa que show o post adoreiiiiiiiiii parabéns!!

rsrsrsrsrsrsrs

Bjssss
=D

Parabéns mesmo. E muito sucesso, pois vc ja´tem todas qualidades para isso.

Marco Alcantara disse...

Parabéns p/ você meu chapa!

\o/

Jonatas Fróes disse...

Nossa! Parabéns! Não é qualquer um que consegue focar tanto tempo em um único tema e explorá-lo com afinco por vários anos. Que venham muitos outros ^^

[]'s

Musikaholic

blog disse...

Minha tendência, camarada, é repetir: parabéns.
Sempre achei que vc, além de escrever bem, sempre pautou suas opiniões de forma honesta, sem subterfúgios, respeitando as discordâncias e mantendo o debate no mais alto nível.

Eu agradeço por pder partilhar concordâncias e - claro! - discordâncias em relação ao que é proposto.
Fico feliz pelo seu aniversário.

E, naturalmente, parabéns pela auto-recuperação. Onze anos não são onze horas.

Anônimo disse...

Num momento em que o faturamento publicitário com internet cresce a cada semestre, seria um bom momento para retomar este trabalho.

Realmente, achei muito interesante a história do net esporte, principalmente pela dedicação a outros esportes num Brasil embriagado por futebol.

Anônimo disse...

Nossa!!!Pra começar...Parabéns!

Parabéns pelo ano completado com o Blog Net Esportes e parabéns pela dedicaçao.Realmente nao é fácil manter um Blog/Página com tao bom conteúdo.

Marcos Garcia disse...

Caramba, que legal, seu blog foi uma referência quando comecei a montar meu blog há uns dois meses, sempre acompanho e gosto muito da maneira que você escreve as matérias. e que história super bacana, tomará que eu consiga faz uns e mais anos escrevendo para meu blog.
Parabéns pelo ótimo trabalho!

abraço

www.classeaesportes.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Muito bom o seu trabalho. Não conhecia o site, mas parecia ser tão interessante quanto este ótimo blog.

Parabéns!

André Augusto disse...

Muito bom ter um trabalho duradouro e o melhor de tudo: com muita qualidade e embasamento.
É foda manter algo por tanto tempo, mas a dedicação e o esforço para manter o veículo sempre quentinho deve ter valido a pena!

Parabéns!
Abs!

Anônimo disse...

Isso, sim, é ter história pra contar. Parabéns por esse repertório e pelo grande serviço prestado ao esporte.

Abraço!