Pequeno erro de estratégia

Sebastian Vettel admitiu após a corrida que houve um erro de estratégia - 'Talvez tenhamos exagerado', disse o ainda líder do campeonato. Pode ser que a estratégia de fazer apenas duas paradas já estava prevista pela equipe Red Bull (eles ainda não perceberam que os pneus são péssimos e talvez erradamente fabricados para se desgastarem rapidamente), mas pode ser também que a estratégia tenha sido alterada após a primeira parada de cada piloto, pois nesse momento um líder improvável surgiu na frente. Nico Rosberg, a Mercedes, Ross Brawn. Estaria o velho e singular estrategista dos tempos de Ferrari e Schumacher fazendo novos milagres em 2011? Pobre Vettel e pobre Ferrari se caíram nessa armadilha, para o time italiano foi ainda pior, para o alemão veio o lucro após as 56 voltas.
O desgaste excessivo dos pneus trouxe na China a tal emoção que todos da Pirelli imaginavam para a nova temporada da Fórmula 1, isso claro levando em consideração também o Kers e a asa traseira móvel. A corrida foi muito movimentada e cheia de ultrapassagens, mas não porque um piloto é bom ou tem em suas mãos um carro muito bom, isso ajuda em partes, mas no caso específico desse o ano o fato do piloto que vai a frente não estar conseguindo andar rápido é simplesmente porque seus pneus já não rendem mais, precisam ser trocados, e quem troca mais anda muito mais. Praticamente todos os pilotos optaram por três paradas, para render o máximo talvez fosse preciso quatro paradas, duas é muito pouco, com duas em a insuperável Red Bull consegue se manter na frente.
Lewis Hamilton venceu a corrida com três paradas nos boxes para troca de pneus, o inglês chegou a ficar atrás das Ferraris após as primeiras paradas, e as Ferraris com apenas duas paradas amargaram sexta e sétima colocação. Sebastian Vettel sem Kers caiu para terceiro lugar na largada, superou as McLarens na pista, fez apenas duas paradas e sendo ultrapassado até pela retardatária Force India devido ao desgaste dos pneus no final da prova ainda conseguiu ficar em segundo lugar. Só isso já é o bastante para ver como a Red Bull segue muito acima dos concorrentes, e se não bastasse seu companheiro de equipe Mark Webber conseguiu chegar em terceiro lugar depois de largar em 18º, e o australiano ainda fez as três paradas necessárias para manter o bom desempenho do carro.
O desejo da Pirelli em ver uma corrida agitada devido ao desgaste dos pneus funcionou no GP da China, mas isso só aconteceu porque algumas equipes não quiseram fazer uma parada a mais. Já Mark Webber fez ultrapassagens em cima de pilotos que supostamente tenham pneus nas mesmas condições que os dele, e isso frustra os necessitados em 'vender o produto', os fãs apaixonados que querem equilíbrio e o bem da Fórmula 1 que continua ameaçado por uma hegemonia mesmo que momentâneamente ela tenha sido freada parcialmente. A Fórmula 1 entra agora em período de pequenas reformulações nos carros, volta em três semanas com provas na Europa, as coisas talvez mudem um pouco, porém não será nenhuma surpresa ver o domínio avassalador da Red Bull ser mantido, desde que não voltem a cometer pequenos erros de estratégia, algo que com esses pneus se tornou fundamental nessa temporada. (Foto: Philippe Lopez/AFP/Getty Images)
6 Comentários:
Belíssima análise da corrida. Sim, Vettel, mesmo com a a estratégia errada, sem KERS e pneus bastante desgastados, ainda lutou bravamente para segurar Hamilton, mas era impossível que o inglês não passasse. A Ferrari, como sempre, fazendo bobagens nas estratégias, poderia ter dado à Massa seu primeiro pódio na temporada. Agora, eles esperam as novidades da Turquia que pode mudar um pouco esse cenário.
Gostei bastante do blog. Te interessa uma parceria e troca de links?
Eu devo ser muito chato... Entendo que a prova tenha sido boa, mas pelos motivos errados.
Kers, asa móvel, pneu de farinha... Isto não é F1, assim como chocolate hidrogenado não é chocolate.
@TW: Muito Obrigado pelo comentário.
@Ron Groo: Pra mim não é chato pois compartilho da mesma opinião, não muito pelo Kers ou Asa ... mas muitíssimo pelo 'pneu de farinha' como vc disse que é ridículo ... o pior é ver todos falando "que linda ultrapassagem" e tudo mais sendo que só conseguiu passar porque o da frente ta sem pneu .... fala sério.
Ficou muito claro que a soberba da Red Bull, acabou selando a sorte de Vettel.
Por outro lado, Hamilton foi muito bem hoje, mereceu a vitória pelo conjunto da obra!
Quando ao puritanismo, vou deixa-lo na gaveta por hora.
Afinal de contas, se pneus de farora, flap e KERS, são a conta para fazer corridas boas nos Tilkodromos, que seja. Ao menos é divertido!
abs
@Marcelonso: Respeito seu ponto de vista meu caro Marcelo, mas convenhamos que é uma realidade meio falsa, as ultrapassagens ocorrem porque o da frente está com penus desgastados ou o de trás mandou ver na asa .... o agito é bom, mas acho que não é a cara da F-1 ..... exceto uma vez ou outra, com chuva e tal ...
Link adicionado ao Motorizzados também
Postar um comentário