Comparando Messi com a Marta

10:54 Net Esportes 7 Comments

A jogadora brasileira Marta está entre as cinco melhores do mundo desde 2004, tendo sido eleita a melhor em cinco anos consecutivos até 2010, mas não é esse tipo de comparação que quero fazer com Lionel Messi, que por sua vez conseguiu ontem o seu terceiro título de melhor jogador do mundo e tem tudo para chegar aos cinco prêmios seguidos. A comparação também não tem nada haver com o jeito de jogar, uma mulher não tem condições de jogar contra um homem, muitas já tentaram jogar golfe, as irmãs williams perderam para o número 200 do ranking masculino no tênis que não chegou nem a ser um nome conhecido no circuito. A comparação é com relação ao fato de que tanto Marta como Messi são os melhores do mundo, mas ainda não levaram suas respectivas Seleções ao topo do mundo.

Não da para dizer que Messi nunca brilhou na seleção argentina, afinal ele fez o que Marta não fez, venceu as Olimpíadas. Mas digamos que as Olimpíadas no masculino não tem a mesma importância das Olimpíadas no feminino, que não foi vencida pelo Brasil da Marta. As Olimpíadas para a argentina no masculino tem a mesma importância que os Jogos Pan-Americanos para o Brasil no feminino, ganharam jogando em casa, contra um Estados Unidos sempre pouco motivado nessa competição. O melhor para Marta seria vencer as Olimpíadas e a Copa do Mundo. O Melhor para Messi seria vencer a Copa América, que no ano passado jogou em casa, e a Copa do Mundo também. E é justamente essa comparação que quero fazer entre Messi e Marta, os dois são os melhores do mundo, porém ambos não tem títulos importantes com suas seleções.

Nesse ano a Marta nem foi eleita a melhor do mundo. Quem ganhou foi a japonesa Homare Sawa, que compareceu à festa em Zurique trajada com vestes tradicionais de seu país e emocionou a todos com sua história de superação após seu país ter sido devastados pelo terremoto e tsunami. E o grande detalhe nesse caso em especial é que Homare Sawa foi campeã da Copa do Mundo de futebol feminino de 2011. Vencer a Copa do Mundo ou até mesmo as Olimpíadas não é fator determinante para que a melhor jogadora do mundo seja eleita, fato já ocorrido com o masculino na vitória de Fabio Cannavaro em 2006. A prova disso são as cinco vitórias seguidas de Marta nos últimos seis anos, mas é um detalhe a mais que faz diferença. Homare Sawa é campeã do mundo, Marta e Messi não são.

Não importa ter ganho ou não a Copa do Mundo. Todos os jogadores eleitos melhores do mundo que não venceram a Copa do Mundo nunca, como Kaká, Cristiano Ronaldo e Luís Figo, por exemplo, mereceram muito terem sido eleitos melhores do mundo, mais do que Cannavaro. Assim como Marta incontestavelmente mereceu muito ter sido eleita e melhor do mundo todas as vezes que foi. Só que não da para fugir do simples detalhe que mesmo não sendo eleitos melhores do mundo, Xavi e Iniesta são campeões do mundo. Messi pode ficar imensamente feliz por ser eleito o melhor do mundo pela terceira vez consecutiva, tendo ainda dois vice-campeonatos, está melhor que o Zinedine Zidane e o Ronaldo, é o melhor da atualidade disparado, o Barcelona é imbatível. Mas pesa, lá no fundo a Marta sabe que precisa vencer uma Olimpíadas e uma Copa do Mundo um dia. Lá fundo o Messi sabe que precisava ter vencido a Copa América em casa, que precisa de uma Copa do Mundo um dia, algo que o Maradona conseguiu, ou o Pelé. É o básico para passar de melhor do mundo em alguns anos para o melhor da história. (Foto: Scott Heavey/Getty Images)

7 Comentários:

Patryck Leal disse...

Messi e Marta tem uma habilidade comum, arrancada com velocidade. São dois jogadores que seriam camisa 10 em qualquer time.



Prêmio Puskas (gol mais bonito) - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-neymar-vence-o-premio.html

Melhor jogadora e técnico feminino - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-melhor-tecnico-feminino.html

Melhor técnico masculino - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-pep-guardiola-e-eleito.html

Melhor jogador do Mundo - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-lionel-messi-e-eleito.html

Seleção ideal de 2011 - http://fcgols.blogspot.com/2012/01/fifa-ballon-dor-selecao-do-ano-e.html



Curta nosso facebook:
http://www.facebook.com/fcgols

Siga nosso twitter:
https://twitter.com/#!/FCGols_Patryck


Participe do Super Quiz, desafio 5:
http://fcgols.blogspot.com/2012/01/super-quiz-desafio-5-bonus.html

Unknown disse...

Acho que a comparação não cabe Messi é de outro mundo a Marta é uma excelente jogara porem faz o que fez pelo nivel baixo do fut feminino

Net Esportes disse...

Senhores, acho que no começo do texto fica claro que não estou comparando os dois como jogadores. Vejam o que realmente eles tem em comum lendo até o final. Obrigado.

Ron Groo disse...

Eu ainda tenho minhas ressalvas contra o futebol feminino. soa muito mais como curiosidade do que qualquer outra coisa.
Principalmente aqui.

Net Esportes disse...

@Ron Groo: Por aqui nada vai bem Groo !!!! Mas lá fora o futebol feminino é levado um pouco mais a sério, a Copa do Mundo é um grande evento e os Estados Unidos odiaram muito a derrota para o Japão no ano passdo. Eu acho que no dia que a Marta encerrar a carreira e ver que não tem a Copa do Mundo vai realmente sentir que faltou algo ... assim como o Messi, que ouvirá inúmeras vezes a frase "O Maradona pelo menos ganhou a Copa do Mundo" ....

Patrick Araújo disse...

A idéia no futebol é que não adianta você ter o melhor jogador do mundo no seu time, se você não tem uma boa equipe. Claro que com a Marta e o Messi isso acontece somente em suas respectivas seleções...

O futebol é um esporte coletivo, e isso mostra a pura verdade...

Net Esportes disse...

@Patrick Araújo: Exatamente!