Os dez maiores nomes do esporte em 2022

14:33 Net Esportes 0 Comments

Todos os anos fico pensando se haverá grandes acontecimentos esportivos para serem destacados com a lista dos maiores nomes do esporte no fim do ano. E quando o ano termina há tantos nomes e tantos acontecimentos que fica até difícil definir o melhor e também a ordem dos nomes escolhidos. O pior de tudo é ter a certeza que alguns nomes e acontecimentos acabaram ficando de fora por terem passado desapercebido e não serem considerados para a formação da lista final. Mas mesmo assim grandes nomes conseguiram seu espaço em um ano de Olimpíadas de Inverno e Copa do Mundo de futebol. Foi um ano intenso com despedidas de dois grandes do tênis: Roger Federer e Serena Williams que por tantos anos já estiveram aqui nesta lista e que agora disseram adeus. Os outros continuam firmes e muitas deles estão entre os dez maiores nomes do esporte em 2022.

1. Lionel Messi
FUTEBOL

A Copa do Mundo de futebol fechou com chave de ouro o ano de 2022. Nunca antes se tinha visto uma Copa do Mundo no final do ano, e a final entre Argentina e França acabou sendo uma das melhores de todos os tempos terminando em 3 a 3 com a decisão indo para os pênaltis. O título acabou ficando com a Argentina que se consagrou tri-campeã da competição e ainda por cima selou com maestria a carreira de um dos maiores gênios do futebol chamado Lionel Messi. O craque argentino, além de taça e prêmio de melhor jogador do torneio, ainda conseguiu outros feitos como se tornar o jogador com mais jogos disputados em Copas alcançando 26 partidas, marcou sete vezes e superou a o número de gols de Pelé em Copas, se tornando também o maior goleador argentino em Copas e aumento sua marca de gols com a camisa da Seleção Argentina onde também é o recordista. Messi mereceu encerrar suas participações em cinco Copas do Mundo com a conquista da taça e por isso ele foi eleito como o meior nome do esporte em 2022 ganhando o Prêmio Net Esportes de maior nome do esporte no ano de 2022.

2. Rafael Nadal
TÊNIS

Se não fosse a Copa do Mundo e o show de Messi, certamente Rafael Nadal seria considerado o maoir no mesmo do esporte em 2022. É claro que ele contou de certa forma com a besteira feita por Novak Djokovic de não se vacinar, que o deixou fora do Aberto da Austrália e do US Open, mas mesmo assim o espanhol não deixou de fazer a sua parte. Nadal venceu o Aberto da Austrália no começo do ano e em seguida alcançou o seu 14º título de Roland Garros. Com isso ele chegou ao recorde de 20 títulos de Grand Slam, deixando para trás o aposentado Roger Federer que faturou um total de 20. O ano começou com os três tendo 20 títulos e Djokovic foi a 21 vencendo Wimbledon que assim como Roland Garros não exigiu que o sérvio estivesse vacinado para jogar. Agora o ano de 2023 pode ter um novo capítulo nesse guerra de Grand Slams, mas antes disso Nadal já fez sua parte em 2022 e por isso ele é o segundo maior nome do esporte neste ano.

3. Aaron Judge
BEISEBOL

Devido a uma época no beisebol chamada "Era dos esteródeis", alguns recorde como número de home runs na mesma temporada conquistados por Barry Bonds e Mark McGwire não são levados muito em conta. Assim sendo o recorde de 61 home runs na mesma temporada alcançado por Roger Maris em 1961 ainda era considerado o maior da hiistória, sendo também o maior da liga americana, pelo menos até 2022. Foi quando Aaron Judge reescreveu essa história em uma temporada épica onde, mesmo com muita dificuldade nos últimos jogos, ele conseguiu a marca de 62 home runs na mesma temporada após 61 anos da marca alcançada por Maris. Dentre os detalhes mais incríveis é que Roger Maris jogava pelo New York Yankees e Aaron Judge também joga pelo New York Yankees. Ele quebrou uma marca que muitos achavam que nunca seria quebrada, principalemnte sem doping como alguns fizeram, e por isso ele é o terceiro maior nome do epsorte em 2022.

4. Stephen Curry
BASQUETE

Stephen Curry ajudou o Golden State Warriors a vencer mais um título na NBA após alguns anos em baixa depois de ter dominado as finais. Mais do que isso, Curry alcançou alguns números recordes que o colocaram como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Ele é o único jogador com mais de 500 pontos em bolas de três pontos nos playoffs, terminando com 528 pontos. Ele também é o jogador com mais bolas de três pontos em toda a história da NBA, além de ter conseguido também a maior sequência de jogos anotando pelo menos uma bola de três pontos. Stephen Curry deu um show nas fnais e colocou o Boston Celtics para dormir e uma cena marcante que percorreu o mundo todo, por isso ele é o quarto maior nome do esporte em 2022.

5. Kelly Slater
SURFE

Kelly Slater é um dos maiores nomes do surfe e do esporte da história, ele conseguiu onze títulos mundiais, sendo que o último deles havia sido em 2011 com quase 40 anos de idade. Depois disso não ouvimos mais falar dele, o que é normal pela idade, mas eis que aos 50 anos ele voltou para conseguir uma façanha incrível que só o esporte pode proporcionar. Slater venceu a etapa de Pipeline Beach, no Hawaii, do campeonato Mundial de surfe, exatos 30 anos depois que havia sido campeão no mesmo local em 1992, naquela que foi uma das primeiras vitórias de sua carreira e no ano que consegiu seu primeiro título mundial. Kelly Slater conseguiu um feito que é quase impossível para um atleta de alta performance, e por isso ele é o quinto maior nome do esporte em 2022.

6. Katie Ledecky
NATAÇÃO

O campeonato mundial de natação de 2022 em Budapeste não teve nenhum grande destaque individual, exceto quando falamos em Katie Ledecky. A nadadora americana que raramente conhece o sabor da derrota quando se fala em nado livre deu mais um show na piscina de 50 metros. Ela venceu novamente os 400m, 800m, 1.500m e revezamento 4x200m, não participando apenas do revezamento 4x100m. Mas essas quatro de ouro foram suficiantes para ela se tornar a nadadora com maior número de medalhas conquistadas em Campeonatos Mundiais de natação, superando Natalie Coughlin que tinha vinte medalhas, e é por isso que ela é o sexto maior nome do esporte em 2022.

7. Wout van Aert
CICLISMO

Jonas Vingegaard conseguiu desbancar o favoritismo de Tadej Pogačar no Tour de France deste ano, mas o grande destaque da competição acabou sendo Wout van Aert, que foi o vencedor da camisa verde de sprintista com a maior pontuação da história. Além disso ele ainda conseguiu, mesmo que por pouco tempo, vestir a camisa amarela de líder geral da competição, ganhou várias metas volantes e principalemnte as etapas com chegada em pelotão, proporcionando ainda a imagem mais impressionante de todos os tempos quando em uma das mais duras subidas finais estava lá no alto, liderando com a camisa verde junto com seu companheiro de equipe que vestia a amarela e também o camisa branca que era o vice na classificação geral, algo que jamais havia acontecido antes, e por isso ele é o sétimo maior nome do esporte em 2022.

8. Andrea Fuentes
NADO SINCRONIZADO

Ao longo dos anos essa lista com os maiores nomes do esporte de cada ano sempre trás algum nome diferente que não esteja muito relacionado a uma conquista de direta de título ou mesmo um feito histórico e um recorde, às vezes uma atitude heróica como a da treinadora espanhola Andrea Fuentes em uma competição esportiva pode ser suficiente para ter seu nome marcado aqui entre os maiores do ano. E foi justamente o que ela fez ao ver a nadadora americana do nado sincronizado Anita Alvarez desmaiar após sua apresentação e ir afundando na piscina, foi aí que rapidamente Fuentes pulou na água para salvá-la em uma imagem que foi fotografa debaixo da água e rodou o mundo todo, pois isso ela é o oitavo maior nome do esporte em 2022.

9. Carlo Ancelotti
FUTEBOL

Com o título do Campeonato Espanhol de 2022, o técnico italiano Carlo Ancelotti se tornou o primeiro treinador da história do futebol a conseguir títulos de campeão das cinco principais ligas de futebol do mundo na Europa, que além da Espanha, também incluem o Campeonato Italiano, o Campeonato Inglês, o Campeonato Alemão e também o francês, sendo que além de tudo isso ele ainda já foi campeão da Champions League várias vezes incluindo o título deste ano, um ano que ele ainda levou o a Supercopa da Espanha e a Supercopa da UEFA e por isso ele é o nono maior nome do esporte em 2022.

10. Cristiano Ronaldo
FUTEBOL

Na Copa do Mundo o portugês Cristiano Ronaldo foi parar no banco de reservas e viu seu país sucumbir diante de Marrocos nas quartas-de-final. Ele saiu de campo chorando, mas mesmo assim figura entre os maiores nomes do esporte porque se tornou o único jogador da história a ter marcado gols em cinco Copas do Mundo diferentes e consecutivas. Mais do que isso, Cristiano Ronaldo, que viveu um ano bem turbulento, inzlusive saindo do Manchester United, conseguiu aumentar sua marca de maior artilheiro da história do futebol mundial em jogos oficiais changando a marca de 818 gols no total, por isso ele é o décimo maior nome do esporte em 2022.

Menções honrosas

Kylian Mbappé - Artilheiro da Copa com 8 gols, Mbappé chegou a 12 em apenas duas Copas e com apenas 23 anos, merceu uma menção honrosa.

Johannes Thingnes Boe - O norueguês do biatlo ganhou 4 medalhas de ouro e uma de bronza nas Olimpíadas de Inverno de 2022.

Annemiek van Vleuten - A ciclista holandesa venceu, aos 40 anos de idade, o Tour de France e o Giro de Itália feminino no mesmo ano.

Carlos Alcaraz - O tenista espanhol venceu o US Open e se tornou o mais jovem número 1 do mundo aos 19 anos de idade.

Albert Pujols - O jogador de beisebol se aposentou aos 42 anos de idade, mas antes entrou para o clube dos 700 home runs rebatidos terminando com 703.

Dusty Baker - O técnico de beisebol que nunce conquistava a World Series finalmente consegiu com o Houston Astros, se tornando o treinador mais velho em atividade a ser campeão.

0 Comentários: