Diário Net Esportes - 29/05/2023

12:52 Net Esportes 0 Comments

BASQUETE DA NBA
A noite desta segunda-feira, 29 de maio de 2023, será histórica na NBA independente de qual seja o resultado do jogo entre Boston Celtics e Miami Heat. Quem assistir essa partida estará sendo testemunha de um acontecimento nunca antes visto em todos os tempos. Tudo isso graças a uma cesta milagrosa no último milésimo de segundo do jogo seis, realizado no último sábado que deu a vitória ao Celtics e forçou o jogo sete na série. O Miami Heat já está reescrevendo a história como o oitavo colocado de Conferência que mais avançou nos playoffs desde 1999, tendo sido apenas o 12º oitavo colocado que eliminou o primeiro colocado, e o primeiro time que passou para a final de Conferência depois de ter ficado em oitavo lugar desde 1999. Se vencer nesta noite será o primeiro a conseguir chegar em uma final nestas condições. Por outro lado o Boston Celtics, jogando em casa, quer fazer uma história ainda mais impressionante. Nunca antes em 151 ocorrências, um time conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 0 em jogos de playoffs na NBA.

Aos poucos eles foram vencendo o jogo quatro, o cinco, até o milagre no seis. O Boston tem a faca e o queijo na mão, pois além de jogar em casa eles tiveram a segunda melhor campanha da temporada, melhor até que o Denver que já está na final pelo Oeste, e enfrentam o oitavo colocado no Leste. Das 151 vezes que um time abriu 3 a 0 em uma série de playoffs na NBA, apenas quatro vezes houve o jogo sete. A primeira vez foi nas finais de 1951, quando o Rochester Royals (hoje Sacramento Kings), abriu 3 a 0 contra o New York Knicks até sofrer o empate e vencer o jogo sete. Em 1994 o Utah Jazz abriu 3 a 0 para cima do Denver Nuggets até ver o rival empatar tudo, mas confirmou a vitória no jogo sete. A última vez foi em 2003, logo na primeira rodada dos playoffs, quando o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki abriu fáceis 3 a 0 contra o Portland Trail Blazers e acabou sofrendo o empate, mas garantiu a vaga em seguida com uma vitória de 107 a 95. A única diferença desses três anos para hoje é que o time com melhor campanha é que fazia o três a 0 e sofria o empate, desta vez o time de pior campanha é que abriu o três a zero, sendo que em todos os casos o time de melhor campanha sempre teve a vantagem de jogar o último jogo em casa, fazendo com que pela primeira vez o time de melhor campanha é que está tentando a reviravolta, tornando assim esta a maior chance de isso finalmente acontecer.

FÓRMULA 1
A chuva caiu na parte final do GP de Mônaco de Fórmula 1 e houve um vislumbre de algo diferente pudesse acontecer, mas não aconteceu. A vitória seguiu na mesmice de Max Verstappen, com Fernando Alonso em segundo lugar e Esteban Ocon surpreendendo um pouco com seu terceiro lugar. No início da chuva Alonso parou antes de Verstappen, mas não colocou pneus intermediários, tendo que voltar para os boxes em seguida. O espanhol chegou a ficar a cerca de 15 segundos atrás do holandês, o que talvez signifique que com uma parada a menos ele pudesse ter sido líder na prova. Como em Mônaco é difícil fazer a ultrapassagem, a chance dele ter vencido a corrida provavelmente foi desperdiçada. Mais tarde a chuva diminuiu, mas sem a necessidade de uma nova troca para pneus lisos, a emoção ficou mais uma vez longe do principado.

FÓRMULA INDY
Pela 107ª vez foi realizada as 500 milhas de Indianápolis, umas das maiores provas de automobilismo do planeta. Alguns dizem que a corrida apenas uma desculpa para a realização de um grande evento esportivo, com suas canções amocionantes e o hino nacional na voz de Jewel enquanto os caças da força aérea cruzam o céu no Indiapolis Motor Speedway em pleno Memorial Day. Em seguida começam as longas e quase intermináveis 200 voltas sem fim. Até que o final chega e a corrida nunca acaba. Parece até final de jogo de basquete da NBA quando o último minuto pode durar até dez minutos. Aqui as últimas 14 voltas duraram quase uma hora, tudo porque a direças de prova resolveu trocar a bandeira amarela por bandeiras vermelhas e foram três em seguida. A cada relargada uma nova batida, e a cada nova batida uma nova bandeira vermelha que interrompia a prova e mandava todos aguardarem nos boxes. Esse procidimento, apesar de demorada e talvez irritante, é essencial para que a corrida não termine em bandeira amarela, tirando toda a graça e emoção. Assim os pilotos relargaram novamente para apenas duas voltas, ou uma se levar em conta que a primeira foi atrás do carro de segurança. E quando eles partem para essa última e decisiva volta, eis que Josef Newgarden deixa seu ataque mortal conra Marcus Ericsson, então líder, para a reta oposta e a estratégia dá certo. Ele se manteve na ponta e cruzou a linha de chega com uma das menores diferenças da história, mas suficientes para seu primeiro triunfo no templo sagrado do automobilismo. A alegria foi tão grande que ele invadiu a arquibancada e foi comemorar no meio do público antes do banho de leite.

TÊNIS
Começou o torneio de Roland Garros. A primeira rodada do masculino teve vitória tranquilas de Rublev e Tsitsipas, apesar de terem perdido um set cada um. Já John Isner perdeu em cinco sets para o português desconhecido Nuno Borges, com 11 a 9 no tie-break do último set, já que para tristeza do americano não existe mais quinto set longo. Já no feminino Sabalenka e Mertens venceram bem, enquanto Sakkari foi surpreendida por Karolina Muchova. Na manhã de hoje, Sloane Stephens eliminou Pliskova. O torneio no saibro de Paris segue até o dia 11 de junho e não conta com Rafael Nadal.

CICLISMO
Campeão da Volta da Espanha por três anos seguidos e segundo colocado do Tour de France de 2020, Primož Roglič de 33 anos, tem grande experiência em Voltas. Talvez isso devesse ter aberto mais o olho de Geraint Thomas, o veterano de 37 anos que foi campeão do Tour em 2018. Ele bem que alertou a todos dizendo que o jogo de Roglič parecer cansado não era suficiente para enganá-lo, mas o que não era suficiente mesmo foi a pequena vantagem de apenas 29 segundos que ele abriu do esloveno antes das últimas subidas e principalemnte do contra relógio. Na sexta-feira Thomas ainda viu Roglič atacando e quase deixando ele para trás no último quiometro da última subida, sendo que na linha de chegada ele conseguiu bônus suficientes para reduzir sua desvantagem. Já no contra relógio de sabado deu um show no cruto trajeto cheio de altos e baixos e venceu com categoria, mesmo parando para trocar de bicicleta no meio do percurso. O título veio com 14 segundos de diferença. Na derradeira etapa de domingo com o desfile dos campeões em Roma a vitória foi de Mark Cavendish. Resta saber agora se Primož Roglič tentará vencer o Tour de France pela primeira vez como fez no Giro, ou se vai descansar para tentar um quarto triunfo na Espanha, pois vencer as três grandes Voltas no mesmo ano é algo impossível.

FUTEBOL
O Borussia Dortmund conseguiu a façanha de perder a maior chance de ser campeão do campeonato alemão dos últimos dez anos. A equipe jogava em casa contra o Mainz 05, nono colocado, e só precisava vencer para levantar a taça, mas acabou empatando em 2 a 2. Assim a equipe ficou na dependência do resultado do jogo do Bayern de Munique, que atuava fora de casa contra Colônia, apenas o 11º colocado. O resultado acabou sendo uma vitória por 2 a 1 para o Bayern e as duas equpes terminaram empatadas com 71 pontos. O critério de desempate foi o saldo de gols que terminou 54 para o Bayern e 39 para o Borussia. Festa em Munique para a 11ª conquista seguida da equipe na Bundesliga.

Na França o PSG ficou com o tírulo da Ligue 1. Na penúltima rodada a equipe empatou com o Strasbourg em 1 a 1 com gol de Messi e assegurou o título, pois tem 85 pontos contra 81 do Lens que não pode mais alcançá-lo. Enquanto isso Neymar, que deve trocar o PSG pelo Manchester United, estava passeando no GP de Mônaco de Fórmula 1.

HÓQUEI NO GELO
O Dallas Stars venceu o Vegas Golden Knights mais uma vez e diminuiu a diferença para 3 a 2 nos playoffs da NHL. A equipe está tentando fazer o mesmo que o Boston Celtics na NBA e tenta empatar a série e forçar um jogo sete. Na NHL quatro equipes já reverteram uma vantagem de 3 a 0, sendo que isso já aconteceu 204 vezes. A última vez foi em 2014.

0 Comentários: