Histórias Olímpicas XXII

10:54 Net Esportes 7 Comments

A edição dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 ficou marcada pelas extremas mudanças políticas em todo o Mundo, a URRS se dividiu em 15 países com o fim do comunismo e participaram sob a bandeira da Comunidade dos Estados Independentes, a queda do Muro de Berlim unificou a Alemanha e o fim do Apartheid trouxe de volta a África do Sul, na grande participação de 169 países estavam também alguns sempre ausentes como Cuba, Etiópia e Coréia do Norte.

O nível das competições aumentou e o aval do COI para participações de atletas profissionais também contribuiu muito, assim os EUA formaram uma equipe de basquete que ficou conhecida como o "Dream Team", nomes como Magic Johnson, Larry Bird, Patrick Ewing, Karl Malone, Scottie Pippen, David Robinson, John Stockton e Michael Jordan não deram chances para ninguém e faturaram a medalha de ouro com sobras e espetáculos dentro de quadra.

O Brasil também se deu bem em esportes coletivos, levando ouro em equipe pela primeira vez na história, nomes como Marcelo Negrão, Maurício, Tande, Carlão e Paulão deram inicio à uma geração do vôlei que conquista títulos até hoje. E depois de oito anos o país subiu no ponto mais alto do pódio duas vezes, com Rogério Sampaio no judô, poderia ter sido até três se fosse dourada a prata de Gustavo Borges, mas nas piscinas daquele ano estava também um tal de Alexander Popov.

Foi a olimpíada dos esportes coletivos, da união dos países antes separados ou sob uma só bandeira mesmo com sua independência, e como sinal de novos tempos e dessa união, a etíope Derartu Tulu, primeira negra africana a ganhar um ouro na história, deu as mãos a sul-africana branca e segunda colocada Elana Meyer na volta olímpica, símbolo da nova África livre do apartheid, mometos emocionantes que ficarão eternizados para sempre, assim como aquele que acendeu a pira olímpica, feito pela flecha de fogo do arqueiro Antonio Rebollo.(Foto: Arquivo)

1988 - 1984 - 1980 - 1976 - 1972 - 1968 - 1964 - 1960 - 1956 - 1952 - 1948 - 1936 - 1932 - 1928 - 1924 - 1920 - 1912 - 1908 - 1904 - 1900 - 1896

7 Comentários:

Marcos Garcia disse...

Que times de basquete foi esse dos Estados Unidos, uma sele�o dos sonhos, mais do que fant�stica. E a sele�o Brasileira de volei masculino que temos hoje, sendo uma pot�ncia, certamente come�ou a ser contru�da naquele momento, a inspira�o para essa gera�o fabulosa.

http://classeaesportes.blogspot.com/

O Escritor disse...

Muito legal o teu blog.Muito informativo e perfeito pra essa época de olimpíadas.

Nossa... eu lembro do jogo de v�lei! Eu vi junto com meu primo, que tb pratica esse esporte e ficou muito emocionado com essa vit�ria. Eu chorei tanto que, por pouco, n�o desidratei. � tim�o que continua bom. D� gosto de ver nossos meninos jogarem com garra e amor.
Bjos!

Victória D. disse...

Serei sincera aqui. E falarei sobre o blog, não sobre o assunto do último post.
Acho um saco quando, nessas coisas de "comente no blog acima", é algo sobre esporte. Não me interesso. E me interesso menos ainda quando entro na maioria, e vejo blogs sem organização, com umas coisas meio "nada a ver". Entrei em um ontem, pelo amor, todo o conteúdo do post era o nome dos jogadores que irão para as Olimpíadas. Tenha dó. Mas quando entrei aqui, bem de má vontade, me surpreendi. MUITO bem organizado, não foi escrito de uma forma chata (apenas para quem gosta de esportes), as images=ns foram escolhidas de ótima forma, perfeitas. E o conteúdo também não deixa a desejar. Temos aqui um ótimo blog. Meus sinceros parabéns.

Abraços.

Lucas Fernandes disse...

Eu tinha apenas dois anos em 92. Barcelona foi o começo do triunfo brasileiro nos esportes coletivos. E você abordou algo interessante: contexto político-econômico da época.

Foi sem dúvida alguma, uma Olimpíada sem comparações e de grandes destaques.

Excelente!
___________________________________
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Sandro S. Sorte disse...

Eu gosto de acompanhar as olimpiadas, o volei tem sido meu esporte preferido já que o futebol sempre se dá mal nesse evento. Gostei do Blog, pra quem curti esporte, vai gostar bastante e seus comentarios são bem profissionais.!!
Abraço!!!

Anônimo disse...

Mais uma grande retrospectiva. Dream Team e a geração de ouro do vôlei brasileiro marcaram mesmo.

E as Olimpíadas de 92 foram, talvez, a que deixaram o maior legado à cidade-sede. Barcelona, desde então, despontou como um grande centro turístico e colhe até hoje os louros de um evento esportivo bem organizado. Isso é possível com qualquer cidade, desde que haja um planejamento consistente, com vistas a resultados em longo prazo.