Demorou mas chegou

17:11 Net Esportes 6 Comments

A UCI definiu oficialmente apenas hoje o campeão da edição 2006 do Tour de France, o ciclista espanhol Oscar Pereiro foi declarado vencedor depois da desclassificação do então campeão Floyd Landis, que foi acusado de doping e cujo julgamento durava desde janeiro deste ano, a definição demorou mas chegou.
Landis era suspeito de ter usado testosterona sintética constatado em exames feitos na 17ª etapa da prova, na época a sua equipe Phonak, alegou que os técnicos do laboratório manipularam os exames. Os advogados da Agência Americana de Antidoping (Usada) afirmavam que o testes eram precisos e que o ciclista deveria ser punido com a perda do título, a decisão foi apresentada num caderno de 84 páginas e conta inclusive uma contra-prova que também detectou a testosterona sintética.

O ciclista norte-americano não gostou da decisão "Sou inocente e acho que consegui demonstrar isso. Esta decisão foi uma decepção para mim, sobretudo porque não levaram em conta os numerosos erros cometitidos pela AFD (Associação francesa de controle antidoping) para estabelecer este falso resultado positivo", lamentou o ciclista que não esteve competindo na edição deste ano.

O ciclismo infelizmente é um dos esportes que mais tem tido casos de doping nos últimos anos, o controle do Tour de France é um dos mais rigorosos principalmente depois do escândalo ocorrido com a equipe Festina em 1998, na edição deste ano por exemplo vários ciclistas abandonaram a competição na metade para não correr o risco de serem punidos e suspensos, fatos que aumentam ainda mais a credibilidade da competição na certeza de ter um vencedor limpo. (Foto: Arquivo/AP)

6 Comentários:

Anônimo disse...

é uma pena que o ciclismo seja uma das principais vítimas dessa desonestidade do dopping.

Parabéns pelo blog, super completo!

Um cara disse...

Diferença desse blog para os demais com o mesmo tema: Esse tem tudo os outros só futebol!!!

Simone, disse...

Blog completissimo e concordo com o comentario acima,, super diferente!bjus.

Antonio † disse...

hum, acho justo que desclassifiquem o 'dopado'...
flw

Felipe Maciel disse...

Bom saber desse incidente em 98. Gosto de corridas mas de outro tipo, ciclismo não é o meu forte, mas é sempre bom tomar conhecimento dos acontecimentos dos outros esportes, algo que seu blog nos proporciona com muita maestria.

Parabens pelo trabalho!

abs

Vinicius Grissi disse...

Realmente é impressionante o excesso de "dopados" no ciclismo nos últimos anos. De qualquer forma, acho que a decisão aí foi justa!