Commonwealth preza pelo esporte

10:31 Net Esportes 1 Comments

DELHI, INDIA - OCTOBER 04: Alicia Coutts of Australia celebrates finishing the Women's 200m Individual Medley Final in first place and wins the gold medal at the Dr. S.P. Mukherjee Swimming Complex during day one of the Delhi 2010 Commonwealth Games on October 4, 2010 in Delhi, India. (Photo by Julian Finney/Getty Images)
A 'Commonwealth of Nations', que pode ser traduzida para o português como 'Comunidade das Nações', é uma organização composta por 55 países independentes que, com a exceção de Moçambique e Ruanda, compartilham laços históricos com o Reino Unido. O objetivo é a cooperação internacional no âmbito político e económico, e desde 1950 a entrada na organização não implica submissão alguma à Coroa britânica. Nem sempre foi assim pois essa organização existe desde 1926. E o que mais chama a atenção desde essa época é que o interesse pelo esporte sempre existiu, pois desde o ano de 1930 (ainda conhecido como Jogos do Império Britânico) eles sempre organizarão a cada quatro anos de média aquele que hoje é conhecido como Jogos da Commonwealth, um tipo de Olimpíadas que envolve os membros da Commonwealth e desde o último dia 3 até o próximo dia 14 de outubro acontece em Délhi, na Índia.

A Índia entrou na Commonwealth no ano de 1947, mas nunca havia tido a chance de organizar os Jogos da Commonwealth. A última edição da competição, realizada em 2006, ocorreu em Melbourne, na Austrália. Lá os anfitriões foram os grandes campeões com 84 medalhas de ouro entre as 216 que faturou, a Inglaterra teve o segundo melhor desempenho com 36 medalhas douradas. Não será nenhuma surpresa se na edição deste ano o resultado acabar se repetindo, mesmo porque após o primeiro dia de disputa que ocorreu neste domingo o país do canguru já lidera o quadro geral de medalhas com três de ouro e duas de bronze, a segunda colocação pertence ao Canadá, que também faz parte da comunidade mas apesar da organização prezar por ligações estreitas com o Reino Unido, principalmente Inglaterra, nunca veremos os Estados Unidos pois eles não estão integrados ao grupo.

Nem Estados Unidos, nem Brasil e nenhum grande país europeu faz parte de comunidade para que possam disputar os Jogos da Commonwealth. Só mesmo Austrália e Canadá, que entraram no Grupo respectivamente em 1939 e 1931, além dos países pertencentes ao Reino Unido e a Nova Zelândia, representando a força de nações mais desenvolvidas ao lado de outro grandes representantes que buscam seu lugar ao sol, como África do Sul, Malásia e Cingapura. Restando além deles os sonhadores, como a própria Índia, a Jamaica, Nigéria, Chipre, Gana, Uganda e muitos outros, todos enviando seus melhores atletas para que ao contrário das Olimpíadas, onde quase 200 países estão na disputa, eles possam ter um pouco mais de chance, um oportunidade única de mostrarem seus potenciais e quem sabe poder ter alguma chance de fazer um pouco mais bonitor em Londres, a sede das próximas Olimpíadas.
DELHI, INDIA - OCTOBER 03: The fireworks finale is seen during the Opening Ceremony for the Delhi 2010 Commonwealth Games at Jawaharlal Nehru Stadium on October 3, 2010 in Delhi, India. (Photo by Graham Crouch/Getty Images)
Um das particularidesde mais interessantes dos Jogos da Commonwealth é a flexibilidade de datas que ele acontece, se adapatando ao clima do país que será sede em cada edição. Nesse ano é em outubro mas em 2006 foi em março e em 2014 será entre julho e agosto. Outro fator exclusivo é que além dos tradicionais esportes olímpicos, estão em disputa alguns esportes que são típicos dos países da Commonwealth, como lawn bowls, rugby sevens, squash e o netball. O triatlo acabou ficando de fora desta edição pois não havia um local adequado para reazliar a natação, em contrpartida um esporte típico da Índia estará em disputa como demonstração, o Kabaddi é uma modalidade onde se usa muito a mente e tem como origem o yoga, ele fez parte do programa olímpico dos Jogos Sul-Asiáticos de 2006 em Doha, Qatar. Pelo jeito já é um ouro certo para os indianos, ainda mais competindo em casa. (Fotos: Julian Finney/Getty Images e Graham Crouch/Getty Images via PicApp)

1 Comentários:

Fernando Kesnault disse...

É o jeito ingles de fazer as coisas: organizado, sensível às épocas de cada local de competição e participação de todas as nações independentes que já fizeram parte do Imperio Britanico em alguma época.